Maciez, conforto e durabilidade são características que geralmente nos chamam a atenção na hora de comprar novos pneus. Mas, não é somente isso que deve-se levar em consideração para a escolha, especificações como, tipo de veículo, velocidade, condições da via e índice de carga, devem ser analisados também.
Leia o post a seguir para entender cada uma das especificações e fazer uma boa escolha dos pneus!
Maciez e Conforto
Além de todo o sistema de direção, suspensão e amortecimento, os pneus são um dos principais responsáveis pela estabilidade e direção silenciosa. Nesse quesito, atente-se ao perfil do pneu, pois perfil baixo, por exemplo, por terem uma camada de ar mais fina, transmitem as irregularidades do trajeto, enquanto pneus de perfil muito alto podem afetar a dinâmica do veículo.
Durabilidade
O índice Treadwear informa a durabilidade do pneu sendo, quanto maior, maior a resistência.
A durabilidade, no entanto, não depende apenas do pneu. As boas condições do sistema de direção e amortecedores interferem diretamente nesse quesito.
Condições da via
A depender da condição da via, a velocidade, estabilidade e aderência irão variar. Por exemplo, em uma via esburacada, de terra ou pedras, o pneu que melhor garante a estabilidade e aderência é o off-road, enquanto em vias urbanas, de asfalto, o pneu on-road ou convencional é o recomendado. Caso o uso do veículo seja de uso misto, pneus mistos, que têm um bom desempenho em todos os terrenos.
Tipo de veículo:
Para cada tipo de veículo existirá uma recomendação da fabricante em relação aos pneus. Letras gravadas na lateral do veículo ou do pneu informam o tipo:
P: indicado para carros de passeio;
LT: indicado para caminhões leves e alguns tipos de SUVs (carros grandes e esportivos);
ST: recomendado para reboques e motor-homes;
C: usados em caminhões, vans e pick-ups de maior porte.
Índice de carga e velocidade:
Junto com o tipo de veículo, encontram-se os índices de carga e velocidade. O primeiro informa o peso máximo suportado em cada pneu, sendo assim, sabendo para qual finalidade do uso do veículo, pode-se escolher o pneu que melhor o atenda. Da mesma forma, o índice de velocidade mostra a velocidade máxima suportada pelo pneu. Lembrando que cada tipo de via terá a sua limitação de velocidade.
Na tabela abaixo, encontre a correspondência entre cada índice e o valor suportado:
Medida do pneu:
Para saber a medida ideal de pneu para o seu carro, consulte o manual do fabricante ou verifique na lateral do próprio pneu que veio da fábrica. A largura do pneu, por exemplo, interferirá na tração e desempenho em frenagens, além de exigir um maior consumo de combustível.
Verifique abaixo o significado de cada letra e medida correspondente:
- A primeira letra que aparece na série, indica para qual uso o pneu é adequado P – Veículo de passeio LT – Caminhonetes Ausência de letras – Pneu de métrica europeia
- O número que ocupa a primeira posição da série indica a largura do pneu. Essa medida é importante para identificar também a roda apropriada para o veículo.
- O segundo número que aparece é a proporção entre a altura e a largura do pneu.
- A letra seguinte indica a quantidade de camadas do pneu, sendo: R – camadas atravessam o pneu radialmente D – camadas atravessam o pneu diagonalmente.
- O número seguinte é referente ao diâmetro da roda (em polegadas)
- O último número corresponde ao índice de carga, ou seja, indica a capacidade de carga que o pneu pode suportar no seu limite de pressão na hora da calibragem.
- A letra ao final, diz respeito ao limite de velocidade suportado pelo pneu. Não é uma recomendação, é uma informação para não exceder os limites de velocidade.Cada letra representa uma velocidade máxima de acordo com a tabela:
Verifique a etiqueta do Inmetro no pneu
A etiqueta do Inmetro te dá dicas muito importantes na escolha do seu pneu como a resistência do pneu ao rolamento, aderência em pista molhada e o ruído externo, confira o que cada uma significa:
Ruído externo: nível de ruído produzido pelos pneus em decibéis (dB) Resistência ao rolamento: eficiência energética Aderência: eficiência do pneu em pistas molhadas
De acordo com essas informações busque o pneu que melhor se adeque ao seu tipo de uso, prezando sempre pela segurança.
Os componentes do sistema de direção, amortecimento e pneus foram projetados para aguentar determinadas forças e, não seguir as especificações do fabricante, pode causar sérios danos à suspensão e ao sistema de direção, além de aumentar o risco de acidentes.
A Bono Pneus oferece aos seus clientes um suporte técnico qualificado e a facilidade de um centro automotivo completo e multi marcas de pneus no qual o cliente pode encontrar tudo que o carro necessita em produtos e serviços undercar em um único local.
Encontre a loja mais próxima e troque seus pneus!
Referência: https://blog.nakata.com.br/9-dicas-de-como-escolher-o-pneu-certo-para-seu-carro/