Disco de freios: causas para a trepidação no pedal

O sistema de freios é um dos principais sistemas do carro que garantem a segurança do veículo mas, ainda existem dúvidas dos condutores quando algum sinal de problema aparece. 

Leia o post abaixo para saber quais as possíveis causas da trepidação no pedal e cuidados preventivos para evitar qualquer problema nesse sistema. 

Disco de freios 

Componente fundamental do sistema de freios, o disco de freios é conectado à roda acompanhando seu movimento e é utilizado para desacelerar o carro. Com o acionamento do pedal, o disco, em contato com as pastilhas, gera o atrito necessário para reduzir sua velocidade. 

Apesar do sistema de freios como um todo ter uma durabilidade de 10 mil quilômetros, aproximadamente, dependendo do modelo e fabricante, quando há alguma irregularidade, alguns sinais podem ser sentidos, como: barulhos durante a frenagem, pedal duro ou baixo, vibrações, entre outros. 

Para esse último, existem algumas causas:

  1.  Pode significar que o disco está empenado, ou seja, há um desgaste excessivo no disco que leva ao atrito não homogêneo entre pastilha e disco.
  2.  Em freios novos, até que a pastilha assente totalmente, a superfície de contato oscila com a movimentação, prejudicando a eficiência da frenagem. No entanto, com o tempo, essa situação tende a ser regularizada e caso a vibração não desapareça, é sinal de que o disco está empenado.
  3. Em discos novos, existe uma lubrificação entre o disco e a pastilha que precisa ser retirada antes da instalação. Caso esse lubrificante não seja retirado, o contato entre eles fica prejudicado, diminuindo sua eficácia de frenagem. 

No caso de disco empenado, opte sempre pela troca da pastilha e disco de freios e não pela retífica pois, estando o disco com desgaste excessivo, estes, podem chegar a sua espessura mínima, colocando em risco a eficiência da frenagem e consequentemente a segurança dos passageiros. 

Dicas de manutenção: 

Para evitar que o disco chegue a essa situação de empenamento, antecipe possíveis problemas com a manutenção preventiva, que tem por função corrigir pequenas falhas, fazendo com que os componentes tenham maior durabilidade e mantenham a funcionalidade do veículo. 

Nessa manutenção preventiva, além da revisão de discos, pastilhas e tambores, o fluido de freio é revisado. Esse, tem a função de conduzir a pressão entre o acionamento do pedal e os discos, garantindo a estabilidade do sistema. Por esse motivo, deve ser trocado uma vez ao ano ou conforme a orientação do fabricante no manual do proprietário. 

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Fonte: 

https://www.canaldapeca.com.br/blog/pedal-de-freio-trepidando-veja-problema/

https://blog.nakata.com.br/sistema-de-freio-tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-nao-correr-perigo/

https://freiosbreque.com.br/discos-de-freio-empenados-ou-finos/

https://www.moura.com.br/blog/fluido-de-freio/