No blog de hoje nós vamos ensinar você a fazer o rodízio correto dos pneus. Você sabia que existe pneu assimétrico, simétrico e com sentido de rotação? Isso muda tudo na hora de você fazer o rodízio dos pneus do seu carro. Entenda abaixo como fazer da forma correta!
Inicialmente, entenda que seu carro sempre terá um eixo de tração e um eixo que o acompanha. O eixo de tração é o que mais gasta, por exemplo, um carro com eixo de tração traseira, vai gastar mais os pneus traseiros e um carro com eixo de tração dianteira, os pneus dianteiros. Por esse motivo, faz-se o rodízio dos pneus, para equiparar os gastos dos pneus, gerando economia no seu bolso.
Além disso, existem alguns carros que tem um vício de comportamento, tanto pelo tipo de pneu ou suspensão, eles geram “dente-de-serra” uma descamação que faz com que ao andar com o carro, haja ruídos nos pneus. Fazendo o rodízio, esse efeito “dente-de-serra” não ocorrerá.
Há diversas formas de fazer o rodízio, se em “X” dianteiro direito com traseiro esquerdo ou dianteiro esquerdo com o traseiro direito, ou se o seu rodízio vai ser entre pneus dianteiro do mesmo lado e os pneus traseiros irem para frente, o que vai determinar é o tipo de pneu do seu carro.
- Pneu simétrico: é um pneu onde o desenho é igual, tanto o lado direito da banda de rodagem do meio para fora ou da banda de rodagem do meio para dentro.
- Pneu assimétrico: é um pneu que do meio para fora e do meio para dentro, o desenho é diferente.
- Pneu direcional: é aquele com o tipo de desenho com sentido de rotação.
Nessa situação, o tipo de desenho que você tem no pneu entre simétrico, assimétrico e direcional é o que vai determinar se você pode fazer em “X”, se você pode virar no aro ou se você vai ter que se limitar a fazer entre pneu dianteiro direito com o traseiro direito, ou dianteiro esquerdo com o traseiro esquerdo, que é o mais comum pois a maioria dos pneus hoje são assimétricos e tem sentido de rotação.
Dica: Em algum momento, é recomendado que você coloque o estepe para participar desse rodízio, isso também vai gerar uma economia de pneu.
Faça esse rodízio no máximo a cada 10.000 Km e aproveite a oportunidade para fazer o alinhamento e balanceamento de rodas.
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