Cadê a água que estava aqui? Entenda os possíveis motivos do vazamento no radiador

Você acabou de completar o reservatório com aditivo, rodou pouco com o carro e o nível já está baixo novamente? Esse é um dos maiores perigos para o seu motor, já que o reservatório de água é responsável por controlar a temperatura e evitar o superaquecimento. Quer entender o porquê isso acontece? Continue a leitura que vamos te explicar.

 

Antes de tudo, é importante verificar se há um vazamento de água no carro. Faça isso com a ajuda de especialistas. Em alguns casos, é necessário um reparo simples: trocas de mangueiras, juntas ou vedações, que não costumam custar caro. Mas cuidado! Manter e rodar com o nível de água abaixo do recomendado pode causar um prejuízo enorme, como fundir o motor – o mais temido pelos motoristas.

É indispensável a investigação do sumiço da água repentinamente. Temos algumas dicas e observações que você mesmo pode fazer. Fique de olho no ponteiro da temperatura que indica quando algo não vai bem nesse sistema. A opinião de um especialista faz toda a diferença, por isso aqui na Bono fazemos uma avaliação detalhada com ferramentas precisas para obter o diagnóstico completo.

Atente-se também a outros pontos, como: inchaço da mangueira de entrada no radiador, causado quando a válvula termostática não funciona de forma correta, ou seja, não abre e a água não passa do motor para resfriamento no radiador. Isso eleva a temperatura dentro do motor, vaporiza e aumenta a pressão no sistema.

Se a ventoinha não está funcionando bem ou a bomba d’água está com dificuldade para circular entre o motor e o radiador, é hora de levar o seu carro na Bono Pneus mais próxima. Verifique possíveis problemas no cabeçote, como trincas, queima da junta ou empenamento. Eles também podem superaquecer o sistema.

 

 

Como funciona o sistema de arrefecimento do carro?

 

Antes de finalizar, você sabe como funciona o sistema de arrefecimento de um carro? Para a explicação ficar mais fácil e visual, digamos que ele é parecido com uma panela de pressão. Ao cozinhar, a temperatura da panela irá ultrapassar o limite de funcionamento, gerando pressão e vapor, que precisam sair por algum lugar. Na panela, há o bico na tampa que faz esse trabalho.

Nos carros, a válvula com essa função é a tampa, geralmente amarela, localizada no reservatório onde vai o líquido. Basta notar como está a sua para perceber que ela está ali para aliviar a pressão. No entanto, o seu mau funcionamento e/ou qualquer problema capaz de impedir essa vazão causam o superaquecimento do motor, tendo como consequência o “sumiço” do líquido por evaporação.

Para finalizar, uma última dica: complete sempre com aditivo – líquido com água destilada com um detergente químico que impede o enferrujamento de várias partes do motor. Evite ao máximo colocar apenas água no reservatório, pois há o risco de que sal, cloro e outros minerais penetrem nas partes do motor, comprometendo o funcionamento do mesmo. De preferência, tenha sempre por perto uma garrafa reserva de aditivo em caso de emergência.

 

Não fique esperando! Procure pela Bono Pneus mais próxima de você e faça as manutenções necessárias.