Cuidados com o carro na chuva e alagamentos

29 de Janeiro de 2019

Verão é época de muitas chuvas, causadas pelo forte calor. Pode ser aquela chuva rápida ou uma tempestade longa, mas irá acontecer até março. Para encarar tanta água, o ideal e mais importante é que seu carro esteja com a manutenção em dia, evitando que as chuvas atrapalhem o motorista e causem algum acidente. Confira cinco dicas importantes de cuidados com o carro em épocas de chuvas e alagamentos:

Troque os limpadores

Troque os limpadores

A recomendação é: troque as palhetas do limpador de para-brisa ao menos uma vez por ano.
Muita gente acha que, por ficar um tempo sem usar o limpador, ele vai sempre continuar em boas condições. Não é bem assim. A ação do tempo pode ressecar as borrachas. Fique atento!

Lâmpadas funcionando

Lâmpadas funcionando

Chuva causa uma diminuição da iluminação, se a chuva apertar o suficiente para acabar com toda a visão, as luzes vão evitar colisões. Portanto Verifique não só as lâmpadas dos faróis, como também das lanternas, setas e, se tiver, faróis e lanternas de neblina.

Não deixe seu pneu careca

Não deixe seu pneu careca

Quem já guiou um carro em chuva forte sabe como ele escorrega por causa da aquaplanagem. Se o pneu estiver careca, ou seja, sem os sulcos, as chances de perder contato com o chão é maior. É importante a troca dos pneus caso as ranhuras estejam muito rasas e, caso não tão gastos, considere fazer o rodízio entre os pneus.

Freios do carro em dia

Freios em dia

Todo o sistema de freios deve ser verificado antes de viajar, ainda mais se estiver fazendo barulhos ao frear ou apresentar uma lentidão para reduzir a velocidade. Fique atento em todo o conjunto, como discos, cilindros, fluídos e pastilhas.

Sistemas de ventilação

Ventilação limpa

Basta chover para que os vidros comecem a embaçar, por culpa da diferença de temperatura externa e interna. O sistema de ventilação ajuda a resolver esse problema, principalmente com o uso de desembaçador. Garanta que ele esteja funcionando corretamente, com as entradas de ar limpas. Caso tenha ar-condicionado, faça também a limpeza do mesmo.

Alagou?

Não atravesse! Isso pode resultar em aquaplanagem ou até mesmo arrastar o veículo pela enxurrada, colocando em risco a sua segurança.
Com chuva, a atenção dos motoristas precisa ser redobrada, não só nas rodovias, mas também nas ruas e avenidas das cidades.
Redobre a atenção, seja sempre paciente no trânsito e, se “o mundo estiver caindo”, pare em um local seguro e espere a tempestade passar.
atenção: caso você tenha passado por algum alagamento, leve o seu veículo até a Bono Pneus mais próxima. Os acúmulos de água e a falta de aderência pode ocasionar danos nos filtros e componentes mecânicos.

Encontre a loja mais próxima de você