Dicas para viajar de carro com segurança

 28 de Fevereiro de 2019

Com a chegada do carnaval, muita gente aproveita para pegar a estrada para curtir a folia ou descansar em outro destino. Se este é o seu caso, separamos algumas dicas fundamentais para garantir uma viagem  segura para você e  para as pessoas que vão viajar no seu carro.

Os cuidados começam antes mesmo de pegar a estrada. Para evitar transtornos durante uma viagem, o motorista deve ficar atento a alguns sinais do carro.

Confira as dicas e programe sua revisão antes de pegar estrada:

Desgaste dos pneus

Pneus muitos desgastados ou com desgaste irregular podem prejudicar a aderência e afetar a estabilidade do carro. De acordo com o código nacional de trânsito, as ranhuras dos pneus devem ter no mínimo de 1,6 mm de profundidade.

Calibragem dos pneus

Pneus calibrados corretamente de acordo com o manual do proprietário, aumentam a estabilidade do veículo, reduz o risco de cortes na borracha e contribui para a integridade interna do pneu. Além disso, não  se esqueça de calibrar também o estepe.

Alinhamento e Balanceamento

O alinhamento e balanceamento são importantes para minimizar os desgastes da suspensão do veículo, além de contribuir para a manutenção da dirigibilidade e do consumo de combustível. É mais importante verificar alinhamento e balanceamento antes de uma viagem, por que há muitos fatores que os desregulam como passar por buracos na rua ou subir em guias de calçadas. Um carro desalinhado também provoca desgastes irregular dos pneus.

Óleo do motor – nível e validade

O óleo serve para lubrificar o motor, com o uso do motor ele vai perdendo sua viscosidade e deixa de cumprir sua função. Por isso é vital que o óleo seja trocado nas datas recomendadas pelo fabricante. E mais importante também manter o óleo no nível indicado.

Nível de água do radiador

Antes de pegar estrada é preciso verificar o nível de água no radiador, que serve para a manter a temperatura do motor. Se o motor esquentar muito, ele pode se fundir. Tome cuidado ao abrir a tampa do reservatório de água. Faça isso somente com o carro parado.

Fluído do freio

É o fluido do freio que impulsiona o sistema que faz o veículo brecar. Se a quantidade do fluido estiver baixa ou o produto estiver com o prazo de validade vencido, a eficácia do freio pode ficar comprometida. É recomendada a troca do fluído uma vez por ano. Mas  vale também checar as pastilhas e discos para evitar problemas na estrada.

Sistema elétrico

O nível de carga da bateria e o funcionamento dos faróis e desembaçadores são alguns dos pontos importantes a serem checados antes de cair na estrada.

Triângulo, macaco, chave de roda e chave de fenda

Antes de cair na estrada verifique se o carro está equipado com o Triângulo, macaco, chave de roda e chave de fenda.

Na estrada

Na estrada é preciso prestar toda a atenção e obedecer a sinalização. Não ultrapasse o limite de velocidade, tenha atenção aos caminhões e utilize sempre a seta quando for trocar de faixa.

Se for passar por um local com neblina, ligue a lanterna e o farol baixo e redobre a atenção.

Cuidados com a saúde

No caso de viagens de longa distância, a dica é programar algumas paradas para comer e para descansar. Na parada, procure se espreguiçar e tentar realizar exercícios de alongamento para pernas, braços e a coluna. Também é aconselhável a realização de uma caminhada.

E as crianças?

Quem for viajar com crianças deve preparar os pequenos para ficar horas dentro do carro. Brincadeiras e jogos podem ajudar a distrair e amenizar a ansiedade das crianças.
A alimentação requer também um cuidado especial.
Antes da viagem alimente as crianças com comidas leves.
E não se esqueça as crianças devem sempre viajar nas cadeirinhas de segurança.

Realize  uma boa revisão no seu carro antes de viajar, vem pra Bono Pneus e deixamos seu carro em excelentes condições, prontinho pra viagem.

Depois dessas dicas, só falta escolher o destino, fazer as malas e colocar o pé na estrada! Desejamos uma ótima viagem.

Encontre a loja mais próxima de você!