De quanto em quanto tempo checar os freios do carro?

O condutor precisa ficar atento aos diversos fatores que influenciam o bom funcionamento dos freios. Isso depende do desgaste natural dos componentes do sistema de freios, condições da via e, ainda, estilo de direção. 

Abaixo, confira a periodicidade que indica a necessidade de manutenção, mas saiba que agir preventivamente é a melhor forma de dirigir com segurança e ainda ter um gasto menor a longo prazo. 

Composição do sistema de freios e durabilidade: 

Fluido de freio: 

É um óleo específico para o sistema de freios que apresenta condições de resistência e elasticidade, funcionando como condutor de pressão entre a frenagem e os discos. 

Durabilidade: em média, a cada 10 mil quilômetros ou depois de 2 anos de utilização.

Pastilhas: 

As pastilhas são responsáveis pelo atrito junto ao disco de freios para parar o automóvel. 

Durabilidade: em média, a cada 20 mil quilômetros.

Lonas: 

As lonas travam o carro quando o freio de mão é utilizado por meio do atrito gerado entre a roda e os tambores de freios. 

Durabilidade: em média, 50 mil quilômetros. 

Servo de freio: 

Auxilia o funcionamento do freio, aumentando a força que o condutor exerce ao pisar no pedal. 

Durabilidade: em média, 120 mil quilômetros ou quando se sente o pedal pesado. 

Cilindro Mestre: 

O cilindro mestre é aquele que por meio de alta pressão, envia o fluido de freio até os tambores de freios. 

Durabilidade: em média, 100 mil quilômetros.

Disco de Freio e tambores : 

O disco de freio é uma peça de formato circular e achatado, que fica presa ao cubo de roda e acompanha seu movimento. Ele é responsável por promover a desaceleração e a parada do veículo por meio do atrito das pastilhas em sua superfície.

Durabilidade: não tem uma vida útil pré determinada.

Pedal

O pedal é o primeiro acionador do freio que fica em contato com o motorista. 

Durabilidade:  não tem uma vida útil pré determinada.

Mangueiras e canos: 

Esses componentes são responsáveis por levar os fluidos até as rodas, e necessitam estar em boas condições, ou seja, sem vazamentos, para aguentar a alta pressão exercida pela frenagem. 

Durabilidade: checar em todas as trocas de óleo.

Apesar dos prazos estipulados pelos fabricantes, cada componente do sistema pode apresentar sinais de falhas em um período menor a depender de fatores como direção e via. 

Alguns sinais de falhas no sistema de freios são: 

  • Trepidação no pedal;
  • Chiados ao frear; 
  • Luz acesa no painel; 
  • Pedal duro ou pesado;
  • Pedal baixo; 

Existem outros componentes, no entanto, que não fazem parte diretamente do sistema mas que sua condição influencia na durabilidade dos freios, como molas e amortecedores. 

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