O que você precisa saber para realizar a troca de óleo

A importância do lubrificante para o motor é igual à do sangue que corre nas nossas veias, é vital. Para um carro durar mais ou durar menos, o óleo é imprescindível.

Para tanto, entender qual o uso do motor, especificações do óleo e quantidade garantem uma troca de óleo adequada e dentro do prazo. 

 1- Quanto ao tipo de uso

Os carros mais modernos, hoje em dia, conseguem fazer a análise de uso severo ou não severo. Por exemplo, numa situação em que “anda-e-para” na cidade, há muitas partidas a frio e, com isso, comete-se o erro de achar que o uso não é severo pois o motor não esquenta porém, o motor não chegar a uma temperatura ideal é identificado como uso severo, a troca de óleo então ao invés de a cada 10.000km será necessária a cada 7.000km, por exemplo. 

Já, ao contrário, utilizar o carro numa rotação baixa e velocidade constante faz com que o motor chegue à temperatura ideal, e portanto, não é considerado de uso severo. 

Realizar a troca de óleo após o prazo pode ser muito prejudicial, pois os aditivos perdem suas propriedades e pode ocorrer um desgaste maior nos componentes, ou então o óleo engrossar e se transformar numa graxa, conhecida também por “borra”.

 2- Filtro de óleo

Em toda troca de óleo – e não vez ou outra – deve-se realizar a troca do filtro de óleo também. Isso acontece pois o filtro antigo acaba retendo entre 0,5 e 1l de óleo, além de impurezas que vão se misturar ao óleo novo e impedir a eficiência do lubrificante. 

 3- Especificações do óleo. 

Na embalagem do óleo está contida a sua especificação, por exemplo, 5w20, que significa 5 de viscosidade quando a partida é a frio e viscosidade 20 quando o motor já atingiu a temperatura ideal. Essa especificação deve ser verificada junto ao manual do veículo pois varia de motor para motor e nunca deve ser substituída ou misturada a outra. A viscosidade do óleo é importante pois garante proteção entre as partes do motor, porém deve ser na especificação correta para que não seja muito fluida ou grossa a ponto de oferecer resistência ao movimento das peças.

 4- Quantidade de lubrificante. 

Para checar a quantidade de óleo, esteja com o carro em repouso por ao menos 30 minutos para que o óleo que está nas galerias internas do motor desça para o cárter para a medição. 

Certifique-se de não colocar mais óleo do que o recomendado a fim de “se garantir” pois esse lubrificante a mais, irá encharcar as velas e causar uma série de problemas. 

Para saber com exatidão a quantidade necessária de óleo no seu carro,  verifique no manual do proprietário. 

Na Bono Pneus você encontra uma equipe técnica especializada para realizar a troca de óleo e filtro de óleo. 

Encontre uma loja mais próxima.