Qual a hora certa de fazer o balanceamento?

A dica de hoje tem a ver com balanceamento de conjunto pneu e roda. Andando com o carro em linha reta e velocidade linear, caso necessite de balanceamento, o carro apresentará uma pequena vibração no volante. Essa vibração pode ocorrer após a passagem por buracos e vias irregulares. 

Para saber qual a roda que está desbalanceada, verifique onde a vibração é sentida. Quando o desbalanceamento ocorre nas rodas traseiras, ela é sentida no encosto e assento do banco, pois a vibração ocorre no eixo traseiro.  Quando essa vibração se apresenta mais no volante, provém dos pneus dianteiros. Mas, uma dica: a ideia não é só balancear aquele pneu que perdeu o contrapeso, aproveite essa oportunidade e já faça as quatro rodas!

Em um centro automotivo, a máquina de balanceamento faz uma compensação de massas, isso porque, por mais que pareça que pneu e roda sejam redondos, eles têm, na verdade, algumas diferenças de peso. Por ser um produto vulcanizado, o pneu pode ser mais pesado em cima do que embaixo, por exemplo. É como pegar um bolo e colocar ele no forno, ao crescer, corre o risco dele ficar mais assado de um lado e menos do outro. Pode parecer estranho, mas isso pode acontecer com o pneu de maneira que, com a diferença de peso, quando rodar, aquela parte mais pesada vai bater no chão mais forte o que gerará uma série de desgastes irregulares na banda de rolagem e, uma vez feita a deformação, não tem mais balanceamento que tire isso.

Como a vibração ocorre por todo o sistema de direção, isso vai acabar gerando algum tipo de folga prematura em alguma bucha, em algum pivô ou em algum terminal.

Primeiro sinal de vibração no volante? Corra e balanceie os quatro pneus do seu carro para você não ter todos esses danos. Algo simples, fácil de fazer e que resolve!

Fonte: transcrição do vídeo do César Urnhani para Bono Pneus https://www.youtube.com/watch?v=D3utkB_NFF8&t=309s