Luzes do painel acesa? Veja o que elas significam!

As luzes do painel do seu carro acenderam e você não sabe o que fazer? Calma, não precisa se preocupar!

Os alertas foram criados para que o carro se comunique com o motorista (avisando sobre o seu estado). Pensando nisso, preparamos essa matéria sobre o significado das luzes do painel e o que fazer quando elas se acendem.

A principio é importante mencionar que as luzes têm a função de alertar o motorista sobre a estabilidade e a segurança do carro. Por esse motivo, o usuário deve interpretar esses sinais logo e reconhecer o que cada cor de alerta significa.

As luzes ficam localizadas na parte dianteiras do painel do carro e acendem de forma rápida quando você liga o motor. Logo depois de dar a partida, você deve verificar se alguma luz do painel do seu veículo continua acessa. Caso a resposta seja positiva, o segundo passo é identificar a cor da luz.

• Luz Vermelha

A luz vermelha é emergencial e indica perigo ou alerta. Quando este aviso se acende, o problema é grave e necessita de reparo imediato. Nesta situação, o motorista não deve mover o seu carro, visto que se o automóvel continuar funcionando pode causar um acidente ou levar a pane total.

• Luz amarela

A Luz amarela ou laranja indica uma falha moderada no carro, isso significa que nada impede de o automóvel continuar funcionando (mas com o tempo o problema irá se agravar). Neste caso, é recomendado você levar o veículo para a Bono Pneus mais próxima para verificar o que está de errado.

Luz • verde ou • azul

A luz verde ou azul serve apenas para indicar o acionamento de algum equipamento ou acessório. Ou seja, ela fica acessa enquanto o componente estiver funcionando.


Principais avisos do carro

Como mencionado, se a luz amarela ou vermelha acender no seu carro é indicativo de que algo no seu veículo não está funcionando bem. Por isso, deve identificar o que cada símbolo significa para não ficar na mão. Veja abaixo, alguns dos avisos mais comuns e importantes do funcionamento do veículo:

 

Injeção Eletrônica

O símbolo da injeção eletrônica é amarelo e se acende no momento da partida, devendo apagar logo depois. Caso o símbolo continue iluminado ou ligar durante o uso, é sinal de mau funcionamento no sistema, que pode causar consumo excessivo de combustível ou dificultar as próximas partidas.

 

Bateria

A bateria possui o símbolo vermelho e caso permaneça acesa durante o seu trajeto, indica problema na própria bateria, no alternador ou em outro componente do sistema de recarga.

 

Freio

O sinal de freio se acende quando o freio de estacionamento (freio de mão, na maioria dos veículos leves) Está acionado quando há problemas no sistema de frenagem, como nível baixo do óleo ou pastilhas gastas. É um alerta vermelho, pois há um problema nesse sistema pode causar acidentes.

 

Temperatura do motor

O sinal vermelho significa que está ocorrendo um superaquecimento no motor. Problemas no sistema de arrefecimento, como nível de água, falha na ventoinha ou nos sensores são indicados por essa luz. O ideal é parar o carro imediatamente.

 

Pressão do óleo

O aviso da pressão do óleo do carro também é muito preocupante (por esse motivo também é vermelho). Indica falha na lubrificação do motor por problemas nas bombas, válvulas, vazamentos, nível baixo ou outros componentes danificados.

 

Combustível

A luz do combustível é amarela e somente é ativada quando o tanque de combustível está na reserva. O motorista não deve deixar que essa luz se acenda, sempre mantendo o tanque mais cheio possível. Essa medida evita que ocorra problemas na bomba e nos bicos injetores.

 

Câmbio Automático

A luz do câmbio automático indica defeito no sistema ou baixo nível no óleo do câmbio nos carros que exigem troca de fluido. Caso a luz se acenda, o motorista deve evitar andar com o veículo, pois pode levar a um defeito mais grave.

 

Bono Pneus 

A luz do seu carro acendeu? Venha para a Bono Pneus para solucionar o problema o mais rápido possível. Aqui, você tem a segurança e experiência de profissionais altamente capacitados para melhor atender o seu carro. Possuímos mais de 25 anos de experiência em serviços automotivos.

Bono Pneus

Bono Pneus Está buscando um local de confiança para fazer a troca de borracha da palheta do para-brisa? Conte com a Bono Pneus! Atuamos no mercado automobilístico a mais de 25 anos e contamos com 60 unidades espalhadas pelo Brasil. Procure uma Bono Pneus mais próxima e faça-nos uma visita!