Bateria

A principal função da bateria é fornecer energia elétrica ao motor de arranque quando o motor do veículo é acionado além de proporcionar energia para iluminação externa e interna e manter os sistemas elétricos eletrônicos ativos quando o veículo estiver desligado.

A potência pode ser avaliada de acordo com a sua carga nominal que é a amperagem.

Toda a parte elétrica do carro funciona a 12 volts e cada equipamento consome uma determinada amperagem, portanto quanto maior a amperagem da bateria, mais equipamentos ela suportará.

As originais de fábrica têm a capacidade para suportar somente a parte elétrica original do carro, então tudo que for adicionado, como por exemplo:

amplificadores, subwoofer, DVD’s, entre outros, farão com que a bateria tenha um desgaste mais rápido, e assim não fornecerá energia necessária e os novos equipamentos e acessórios não tenham o desempenho desejado.

A bateria é uma das peças mais importantes de um carro. Tem duas funções primordiais: fazer arrancar um veículo e fornecer energia a todos os componentes elétricos do carro, como o ar condicionado, as luzes, o rádio, entre outros.

Bateria

Existe vários tipos de baterias no mercado, mas as mais comuns são:

Sem Manutenção – Conhecida também como selada. Ela não requer manutenção, porque segundo o fabricante a água vai durar toda a vida útil, sem a necessidade de fazer reposição. Em média, a vida útil desse tipo de bateria se for bem cuidada é de 3 anos.

Baixa Manutenção – Esse tipo de bateria requer manutenção. O nível da água deve ser verificado em media 1 vez no semestre, assim, se o nível da água estiver sempre completo a vida útil dessa bateria pode durar tanto quanto a selada.

Mais quais cuidados devem ser tomados para que a bateria tenha uma maior vida útil?

    • Evite deixar as luzes do interior do veículo e faróis acesos ou o rádio funcionando ao sair do carro, pois pode descarregar a bateria e você precisará dar uma carga para poder ligar o carro e ir embora.
    • Ao dar partida, desligue boa parte dos recursos elétricos como; ar condicionado, faróis, rádio. Verifique periodicamente os terminais da bateria, pois eles podem afrouxar, estar sujo ou até corroídos.
    • Caso você tenha um carro que não utilize com muita frequência, recomendamos que pelo menos a cada 15 dias você dê partida nesse veículo e deixe ele funcionando por pelo menos 5 minutos. Se o carro ficar muito tempo parado, sem ter o motor ligado, alguns itens como alarme ou a injeção do motor irão consumir a carga.

Se for viajar por um longo período e deixar o carro em casa sem ter alguém utilizando, ou deixar no estacionamento do aeroporto, o recomendado é desligar a bateria por completo. Basta soltar o cabo do polo negativo e depois o positivo. Ao retornar da viagem, ligue a bateria novamente, porém fazendo o caminho inverso, conecte primeiro o lado positivo depois o negativo.

BATERIA

Profissionais qualificados para o serviço de Troca de Bateria