O sistema de escapamento tem diversas funções, mas a principal se focada em filtrar e realizar a eliminação de gases que são gerados pela queima de combustível; e também de reduzir os ruídos causados pelo motor.
Esse sistema tem tamanha importância, que a falta de manutenção e mal cuidados deixando assim o sistema em indevidas condições, podem acarretar em multa para o motorista.
Ele é dividido em 5 partes:
- Coletor de escape: Recolhe os gases e envia para o tubo de descarga
- Tubos de estepe: Interliga as peças
- Silencioso ou Silenciador: Reduz o barulho gerado pelo motor
- Catalisador: Purifica os gases poluentes par liberar de uma forma menos nociva para a atmosfera
- Abafador: Absorve os ruídos mais agudos
O escapamento também precisa de cuidados e manutenção, pois a falta dela pode causar ruídos em excesso, aumento do consumo de combustível e até corrosões, sem mencionar o volume maior de poluentes no ambiente.
Um dos problemas mais comuns nos escapamentos, é a oxidação. Uma das causas da oxidação é a água que acaba sendo liberada no momento da combustão.
Outro fator que colabora para a oxidação é a péssima qualidade de alguns combustíveis, por isso é extremamente importante abastecer em um posto de confiança.
Para uma boa manutenção diária, alguns cuidados podem ser adotados como:
Atenção e cuidado ao passar em lombadas maiores; abasteça sempre em posto com bandeira e que seja de confiança; velas, filtros e sistema de injeção devem sempre estar em bom funcionamento para não prejudicarem o sistema de exaustão do carro