Sistema de Injeção Eletrônica

O sistema de injeção eletrônica foi criado para substituir os carburadores e melhorar o desempenho dos automóveis. Ele alimenta o combustível e evita a poluição nas cidades, o que acontece por conta do sistema que controla a mistura de ar e combustível do motor do veículo. 

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O sistema de injeção eletrônica de um carro é um conjunto de componentes eletrônicos e mecânicos que gerenciam a mistura de combustível e ar que entra no motor, otimizando a combustão para melhorar o desempenho, a eficiência do combustível e reduzir as emissões. 

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Como é a manutenção do sistema
de injeção eletrônica:

A injeção eletrônica verifica as informações e compara com as leituras gravadas em sua memória. Depois, o próprio sistema envia os dados para diversos atuadores. Veja como funciona a injeção eletrônica:

 

1ª etapa

Dê a partida no automóvel. Com isso, os pistões farão um movimento de subir e descer e, em seguida, o sensor de rotação informará a atividade para a unidade do sistema de injeção eletrônica. 

 

2ª etapa

Na segunda etapa, o pistão vai gerar uma aspiração no coletor e um vácuo na atmosfera que passará por uma borboleta de aceleração e por um medidor até chegar aos cilindros do motor. 

 

3ª etapa

Por fim, a Central de Comando terá a informação sobre o volume de ar admitido, identificando o que fazer com essa unidade para permitir que as válvulas de pressão tenham a quantidade de combustível adequada para o bom funcionamento do sistema de injeção eletrônica. É assim que se estabelece a relação ideal entre ar e combustível em um veículo. 

  • Leitura de Códigos de Erro: Utiliza-se um scanner OBD-II para ler os códigos de erro armazenados na Unidade de Controle Eletrônico (ECU). Isso ajuda a identificar problemas específicos no sistema.
  • Inspeção Visual: Verifica-se o estado dos componentes visíveis, como fios, conectores e sensores, para identificar possíveis danos ou desconexões.
  • Uso de Aditivos: Aditivos de limpeza podem ser adicionados ao tanque de combustível para ajudar a limpar os injetores durante o funcionamento do motor.
  • Inspeção dos Filtros: Verificar o estado dos filtros de combustível, substituindo-os se estiverem sujos ou obstruídos. Filtros limpos garantem que o combustível chegue aos injetores sem impurezas.
  • Sensor de Oxigênio (Lambda): Verificar a funcionalidade do sensor de oxigênio, que mede a quantidade de oxigênio nos gases de escape para ajustar a mistura ar-combustível.
  • Sensor de Temperatura do Motor: Garante que o motor receba a quantidade correta de combustível de acordo com a temperatura.
  • Sensor de Posição do Acelerador: Verifica-se a resposta correta do sensor ao movimento do pedal do acelerador.
  • Bomba de Combustível: Testar a pressão da bomba de combustível para assegurar que está fornecendo a pressão correta para os injetores.
  • Regulador de Pressão: Verificar o regulador de pressão de combustível para garantir que a pressão no sistema esteja dentro das especificações.
  • Remoção de Depósitos: Limpar o corpo de borboleta e a válvula de controle de marcha lenta para remover depósitos de carbono que podem afetar a eficiência do motor.
  • Calibração: Após a limpeza, é importante recalibrar a posição da borboleta utilizando ferramentas de diagnóstico apropriadas.
  • Teste de Rodagem: Após a manutenção, realiza-se um teste de rodagem para garantir que todos os componentes estejam funcionando corretamente.
  • Monitoramento de Parâmetros: Utiliza-se o scanner OBD-II para monitorar em tempo real os parâmetros de funcionamento do motor, garantindo que estejam dentro dos valores esperados.

Quando Fazer a Manutenção:

Quando realizar a inspeção da injeção eletrônica?

  • Sinais de Problema: Se o motor está falhando, com dificuldade para arrancar, ou apresentando consumo excessivo de combustível.
  • Intervalos Regulares: Conforme recomendado pelo fabricante do veículo ou a cada 30.000 a 50.000 km.