Como identificar problemas no escapamento?

A principal função do sistema de escapamento é filtrar os gases tóxicos produzidos pela queima do combustível, contribuindo tanto para o meio ambiente quanto para a saúde dos ocupantes do veículo. No entanto, ao realizar essa função, o sistema de escapamento acaba por melhorar, inclusive, o rendimento do motor e absorver as ondas sonoras através de seus componentes.

O sistema de escapamento é composto por:

  • Coletor de escape: Onde é recolhido os gases tóxicos produzidos pelo motor
  • Tubos de estepe: Interliga as peças
  • Silenciador: Reduz o barulho gerado pelo motor
  • Catalisador: Filtra os gases poluentes antes de liberá-lo para o ambiente
  • Abafador: Absorve ruídos mais agudos

O sistema de escapamento é obrigatório por lei, ou seja, não é permitido sua retirada por conta do barulho emitido ser superior a 95 decibéis além da emissão excessiva de gases poluentes. Sendo assim, é importante mantê-lo em boas condições de uso e , para isso, atente-se aos sinais que podem indicar alguma falha no escapamento:

Barulho, trepidação e assoalho superaquecido: 

Um dos sinais mais comuns e facilmente identificável é o barulho, um ruído alto e às vezes agudo é emitido pelo sistema quando esse apresenta falhas. Esse barulho pode ser ocasionado por um desprendimento das peças do escapamento fazendo com que fiquem soltas e por consequência, se choquem umas com as outras conforme o movimento do carro. Além do barulho, esse rompimento e trepidação entre os componentes pode fazer com o que escapamento altere de lugar e fique mais próximo do assoalho, que fica superaquecido.

Cheiro diferente: 

Como o sistema de escapamento é responsável pelo filtro de gases poluentes, um sinal para ficar atento a falhas é o cheiro. Sentir odores doces ou ácidos pode indicar o vazamento de algum gás nocivo.

Ferrugens ou rachaduras:

Encontrar ferrugem no sistema de escapamento pode ser indício de combustível adulterado pois o mesmo possui água em sua composição e causa oxidação no escapamento diminuindo sua capacidade de absorção dos gases.

Além disso, rachaduras podem ocorrer em consequência do componente enferrujado além de batidas. Nesse caso, os componentes não são reparados e sim trocados pois quando apresentam falhas, acabam por também danificar todo o sistema. Fazer o uso da solda, por exemplo, não é recomendado pois a longo prazo, pode apresentar vazamentos.

O ideal para a preservação do sistema de escapamento é uma verificação a cada 3 meses e caso haja necessidade de uma troca, certifique-se de utilizar peças originais e certificadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Na Bono Pneus realizamos a troca do seu escapamento, com equipe técnica capacitada e equipamentos de última geração, avaliamos as condições do veículo com precisão, confiança e rapidez.

Encontre a loja mais próxima!