Rodízio de Pneus é realmente necessário? Saiba quais os benefícios de fazer e as melhores práticas.

O rodízio de pneus é uma técnica que proporciona inúmeras vantagens, entre elas, prolongar a vida útil do componente.

O procedimento é bem simples e consiste em trocar periodicamente a posição das rodas. Essa manutenção é muito importante, devido ao desgaste irregular da borracha, que é sempre diferente entre a traseira e a dianteira.

Um dos motivos que levam isso a acontecer é a tração traseira ou dianteira. A potência exercida pelo motor, leva o pneu a se desgastar mais rapidamente.

Porque é importante fazer o rodízio?

O desgaste uniforme dos pneus colabora com um melhor desempenho, dirigibilidade, frenagem e reflete até mesmo no consumo de combustível. Além claro, de aumentar a vida útil dos pneus.

No entanto, não realizar esse serviço pode impactar em outros componentes do automóvel como o sistema de suspensão.

rodizio-de-pneus-o-que-e-e-quando-fazer

E quando devo fazer?

Antes de seguir qualquer recomendação é importante verificar o que está descrito no manual do proprietário do veículo, afinal a quilometragem pode variar conforme o carro e o tipo de pneu.

Entretanto, a média fica entre 5.000 e 10.000 quilômetros. Se no manual não constar essa informação, algumas marcas recomendam que o rodízio seja feito a cada 8.000 km.

É muito importante que você procure um especialista tanto para saber quando o serviço deve ser realizado, quanto para realizar o serviço.

Como realizar o rodízio adequadamente?

Há diferenças a serem consideradas na hora de fazer o rodízio de pneus, uma vez que cada tipo de carro e/ou pneu possuem suas características e dessa maneira, a forma como o serviço é realizado, pode mudar.

Por exemplo, se a tração do carro for traseira, o correto é inverter os pneus, colocando os da traseira na dianteira e os da dianteira na traseira, com os lados invertidos.

rodizio-de-pneus-o-que-e-e-quando-fazer

No caso da tração dianteira, o ideal é trocar os pneus dianteiros pelos traseiros, do mesmo lado, ou seja, no mesmo eixo. Os pneus traseiros devem passar para frente de forma invertida, portanto, o esquerdo irá para a direita e o da direita irá para a esquerda.

Mas é importante se atentar ao tipo de pneu, se eles forem unidirecionais, só podem rodar do mesmo lado e os eixos não podem ser invertidos.

Regras também se aplicam no caso de veículos 4×4, onde o rodízio deve ser feito sempre em X, e servem também para as medidas diferentes nos dois eixos, nesse caso, o rodízio é feito trocando os pneus do mesmo eixo entre si.

Além do tipo de carro, o modelo do pneu também interfere na forma como o rodízio deve ser realizado, portanto, pneus convencionais, unidirecionais e assimétricos possuem características diferentes que refletem diretamente nesse serviço.

Outros cuidados como fazer periodicamente o alinhamento e o balanceamento e calibrar semanalmente, são essenciais para a conservação do componente, juntamente com o rodízio.

Agora que você já sabe qual a importância do rodízio de pneus, procure respeitar rigorosamente os prazos indicados pelo manual do proprietário do veículo.

Precisa da ajuda de um especialista para realizar este serviço? Encontre a loja da Bono Pneus mais próxima de você e entre em contato.