Mecânico da franquia de pneus Bono Pneus

Tipos de manutenção: preventiva, preditiva e corretiva

Comumente acabamos por levar o carro até o centro automotivo apenas quando necessário uma correção em alguma peça, ou seja, uma troca ou um reparo. Esse serviço em geral, é custoso e leva um tempo maior que o esperado muitas vezes.

E se tivesse um jeito de evitar esse transtorno?

Existem outros 2 tipos de manutenção que antecedem e até previnem a necessidade da manutenção corretiva, confira abaixo:

Manutenção Preventiva: 

Realizada na periodicidade estipulada pelo fabricante, nela, é avaliado as condições de cada peça e a necessidade de troca ou não.

Nesse momento, analisa-se se as peças e componentes estão com desgaste excessivo, fora do normal e já se atua de forma a prevenir qualquer parada futura, que poderia inclusive ocasionar outros danos.

Os itens abaixo, por exemplo, já têm uma periodicidade estipulada para a troca de acordo com o fabricante, são eles:

  • óleo
  • filtro de óleo
  • filtro de combustível
  • filtro de ar
  • filtro de ar condicionado
  • velas de ignição
  • correia dentada
  • Fluido dos freios
  • óleo de câmbio manual

Manutenção Preditiva: 

A manutenção preditiva é feita em intervalos programados e utiliza-se de técnicas de avaliação tecnológicas como: termografia, ultrassom do sistema, estudo de vibrações e análise de estruturas.

Com isso, a avaliação é mais precisa e visa prever problemas futuros, preservando a vida útil do veículo.

Manutenção Corretiva: 

Diferentemente dos outros tipos, a manutenção corretiva não possui uma previsibilidade pois ocorre apenas quando o carro já apresenta falhas e necessita uma parada para seu conserto.

Esse tipo de manutenção tende a ser mais cara pois é necessário um reparo ou troca da peça danificada, tendo que o carro permanecer parado por algum tempo, não programado, ocasionando custos a mais ao condutor.

Além disso, não fazer manutenção em peças ou componentes que necessitem manutenção ou verificação periódica pode levar a danos em todo o sistema, como é o caso o fluido de freios.

Alguns problemas comuns em manutenção corretiva são:

  • problemas na bateria;
  • mau funcionamento dos freios;
  • pneus com más condições de uso;
  • avarias nos amortecedores e molas;
  • problema de balanceamento;

Ter um veículo com as manutenções em dia significa assegurar as condições das peças do veículo, evitando problemas que podem gerar maiores custos no futuro.

Na Bono Pneus realizamos a revisão do seu carro e trocamos apenas o que realmente é necessário. Com equipe técnica capacitada e equipamentos de última geração avaliamos as condições do veículo com precisão, confiança e rapidez.