Você sabe como cuidar dos limpadores de para brisas?

Em época de chuvas os limpadores de para-brisas se tornam os melhores aliados do motorista, uma vez que garantem visibilidade e segurança para todos na estrada. A sua principal função é remover o excesso de água e eliminar a gordura acumulada.

Os limpadores de para-brisas são considerados itens de segurança, por esse motivo é muito importante que eles estejam em ordem. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de como cuidar dos limpadores de para-brisas. Continue a leitura!

Por que cuidar dos limpadores de para-brisas?

Como já foi mencionado, os limpadores de para-brisas garantem que o motorista tenha uma excelente visibilidade, evitando que ocorra acidentes. Deste modo, reforçamos que essas peças devem estar em ótimas condições.

Em vista disso, o motorista pode levar uma multa caso os limpadores de para-brisas estejam defeituosos. De acordo com o artigo 230 do Código Nacional de Trânsito é considerado infração grave conduzir o veículo sem acionar os limpadores de para-brisas sob chuva. O que pode contabilizar 5 pontos na carteira.

Além disso, a multa também é aplicada caso o reservatório de limpadores de para-brisas não tenha água (já que a sua função é higienizar o para-brisa).

Quando trocar os limpadores de para-brisas?

Um dos sinais que podem sinalizar que chegou a hora de trocar os limpadores de para-brisas é a falta de eficiência da peça. Se notar que a qualidade caiu e perceber que o vidro não ficou limpo. Chegou o momento de trocar.

A palheta do limpador que é a peça de borracha que faz a limpeza deve ser trocada uma vez por ano. Porém, caso o seu uso seja mais frequente, haverá mais chance de deterioração e consequentemente irá aumentar a necessidade de troca.

Como cuidar dos limpadores de para-brisas?

Agora que você já conhece qual é a importância dos limpadores de para-brisas, separamos algumas dicas de cuidados diários que irá aumentar a sua vida útil, evitando que a troca seja feita antes do previsto. Veja a seguir:

  • Palhetas macias

Caso as palhetas estejam fazendo barulho, use um pano úmido ou algum produto especializado (colocando em uma toalha ou papel). Porém, deve ter cuidado com as substâncias a base de petróleo, visto que podem desgastar o limpador. Dessa forma, não exagere na dose, caso contrário, vai perder os limpadores ao invés de deixá-los mais macios.

  • Reponha o fluído do limpador

Às vezes os limpadores de para-brisas fazem barulhos porque não estão úmidos o suficiente, por isso, verifique o nível de fluído para a limpeza dos limpadores de para-brisas e complete se necessário. Verifique a cada três meses ou quando sentir a necessidade.

  • Nunca use querosene ou álcool

Nunca use querosene, álcool ou qualquer substância que tenha abrasiva para limpar as partes emborrachadas do limpador, uma vez que pode ressecar a borracha e prejudicar o seu funcionamento.

  • Não deixe parado por muito tempo

O veículo parado por muito tempo no mesmo lugar faz com que a sujeira se acumule no vidro e é normal ligar os limpadores para retirar essa impureza. Esta atitude prejudica a borracha do limpador e risca o vidro do carro. Passe um pano úmido para retirar a sujeira antes de acionar os limpadores.

  • Observe o tempo de uso do limpador

A borracha do limpador acaba ficando desgastada e ressecada, fazendo com que perca a sua principal função (tirar excesso de água no para-brisa). Dependendo do desgaste, a palheta provoca arranhões no vidro.

  • Use produtos corretos

A melhor maneira de fazer a higienização dos limpadores de para-brisas é apenas com um pano com água. Caso tenha uma maior necessidade, é recomendado usar um detergente neutro.

Bono Pneus

Bono Pneus Está buscando um local de confiança para fazer a troca de borracha da palheta do para-brisa? Conte com a Bono Pneus! Atuamos no mercado automobilístico a mais de 25 anos e contamos com 60 unidades espalhadas pelo Brasil. Procure uma Bono Pneus mais próxima e faça-nos uma visita!