Estepe Temporário: Saiba quais são as vantagens e as limitações.

Apesar de otimizar o espaço do porta-malas e ser mais leve, o estepe temporário possui algumas limitações que precisam ser respeitadas.

O estepe temporário possui um diâmetro um pouco menor que as rodas normais do carro. Essa proposta faz com que o pneu ocupe menos espaço no porta-malas, além disso, por ser mais leve acaba impactando no consumo de combustível. Apesar das vantagens, esse tipo de estepe possui limitações e exige cuidados que não podem ser ignorados.

estepe temporário

Limitações do estepe temporário

Diferente dos pneus convencionais, ele não pode ser usado como quinto pneu permanentemente, mas sim somente enquanto um novo pneu não é providenciado. Isso se deve ao fato de que a recomendação geral é rodar com o estepe temporário à velocidade máxima de 80 km/h e em uma distância média de 80 km. Ou seja, ele só deve ser usado o tempo necessário para chegar até a uma oficina especializada ou um lugar seguro, caso isso aconteça na estrada. Outra desvantagem é que ele não possui a mesma capacidade de frenagem, de tração e nem a mesma aderência dos demais pneus, fatores que exigem ainda mais cuidado na condução.

estepe temporário

Dicas para rodar com segurança

  • Busque seguir as recomendações de distância e velocidade;
  • Calibre o estepe periodicamente;
  • Dirija com mais cuidado para evitar instabilidade e perda de controle.

  Ignorar essas regras é muito arriscado, caso a velocidade máxima não seja respeitada, a borracha do pneu pode estourar. Se você conhece alguém que tem dúvidas sobre o estepe temporário e quer saber mais sobre o assunto, compartilhe esse artigo!