Montagem de Pneus

A montagem de pneus é um processo que consiste em colocar o pneu sobre a roda e fixá-lo adequadamente para garantir sua estabilidade e segurança durante a condução do veículo.

A montagem correta dos pneus é importante para garantir a segurança e estabilidade do veículo durante a condução, além de prolongar a vida útil dos pneus e evitar problemas como o desgaste irregular.

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A montagem de pneus é um processo que consiste em colocar o pneu sobre a roda e fixá-lo adequadamente para garantir sua estabilidade e segurança durante a condução do veículo.

A montagem correta dos pneus é importante para garantir a segurança e estabilidade do veículo durante a condução, além de prolongar a vida útil dos pneus e evitar problemas como o desgaste irregular.

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Como é feita a
montagem de pneus?

Antes de iniciar a montagem, é necessário verificar se o pneu está em boas condições e se é compatível com a roda. Em seguida, o pneu é colocado sobre a roda e o técnico verifica se a posição e alinhamento estão corretos. É importante observar a direção de rotação do pneu, caso ele tenha essa indicação.

 

O próximo passo é fixar o pneu na roda, utilizando uma máquina específica para esse fim. O técnico ajusta a pressão do ar no pneu e verifica se está dentro das especificações do fabricante. Por fim, é realizada uma verificação visual para garantir que não haja problemas, como vazamentos ou deformidades no pneu.

 

Compreender as especificações que ficam na lateral dos pneus é fundamental. Esses caracteres em alto relevo representam a identidade do Pneu, desde a sua medida até a data de fabricação.

 

Por exemplo: O pneu 195/55  R15  87W

195 – Largura em milímetros (mm)
55 – Relação entre altura x largura do pneu (0,55)
R – Estrutura do pneu (Radial)
15 – Diâmetro interno do pneu em polegadas
87 – Índice de carga tolerada pelo pneu; neste caso corresponde a 545kg
W – Índice de velocidade suportada pelo pneu; neste caso corresponde a velocidade máxima de 270km/h

Antes de iniciar a montagem, é necessário verificar se o pneu está em boas condições e se é compatível com a roda. Em seguida, o pneu é colocado sobre a roda e o técnico verifica se a posição e alinhamento estão corretos. É importante observar a direção de rotação do pneu, caso ele tenha essa indicação.

 

O próximo passo é fixar o pneu na roda, utilizando uma máquina específica para esse fim. O técnico ajusta a pressão do ar no pneu e verifica se está dentro das especificações do fabricante. Por fim, é realizada uma verificação visual para garantir que não haja problemas, como vazamentos ou deformidades no pneu.This post is sponsored by our partners

 

Compreender as especificações que ficam na lateral dos pneus é fundamental. Esses caracteres em alto relevo representam a identidade do Pneu, desde a sua medida até a data de fabricação.

 

Por exemplo: O pneu 195/55  R15  87W

195 – Largura em milímetros (mm)
55 – Relação entre altura x largura do pneu (0,55)
R – Estrutura do pneu (Radial)
15 – Diâmetro interno do pneu em polegadas
87 – Índice de carga tolerada pelo pneu; neste caso corresponde a 545kg
W – Índice de velocidade suportada pelo pneu; neste caso corresponde a velocidade máxima de 270km/h

Qual o tempo de garantia dos pneus e onde eu encontro código “DOT”?

Qual o tempo de garantia dos pneus e onde eu encontro código “DOT”?

A garantia é de cinco anos, por isso descobrir a data de fabricação é primordial para entender se o pneu já passou do prazo de troca.

Na lateral do pneu procure identificar as letras “DOT” seguida de um conjunto de quatro números “1920” por exemplo. Os dois primeiros números representam a semana do ano que o pneu foi fabricado (no exemplo acima é a décima nona semana), e os dois últimos números são o ano de fabricação (no exemplo citado dois mil e vinte).