Quando pensamos em direção defensiva, pensamos logo na maneira de conduzir o veículo, porém, ela também está relacionada ao estado de conservação do veículo, condição da via, ambiente e comportamento das pessoas.
Com a direção preventiva, espera-se reduzir o número de acidentes causados pela imprudência no trânsito, isso porque, existem diversas condutas que podem preparar o motorista para situações de risco e/ou prevenir tais situações.
De acordo com o Manual da Direção Defensiva, separamos dicas para você aplicar e tornar o trânsito mais seguro!
- Mantenha distância segura:
A distância segura recomendada é a de 2 segundos do veículo a frente, isso se dá pois tendo essa distância fica mais acessível visualizar todo o trajeto e ter o tempo hábil para frenagens em segurança.
- Cuidado com as condições climáticas:
Em dias chuvosos ou com neblina, o cuidado deve ser redobrado. Com a visibilidade comprometida e em caso da via estar molhada, o recomendado é diminuir a velocidade, usar os faróis baixos, ligar o ar condicionado para evitar embaçamento e checar os pneus, que devem estar com os sulcos aparentes, evitando assim a aquaplanagem.
- Faça manutenção periódica no seu veículo:
Manter o veículo livre de falhas mecânicas, significa estar com as manutenções em dia e com isso prevenir uma parada inesperada que pode ocasionar, até mesmo, um acidente. Para um trânsito seguro, peças, componentes e sistemas do veículo precisam estar funcionando plenamente.
- Mantenha o foco e concentração:
Não estar em condições físicas e emocionais adequadas, por exemplo: ter consumido álcool, estar com sono, cansaço, irritado, etc, interfere na concentração ao dirigir, o que pode levar mais facilmente a erros e acidentes. Além disso, usar o celular ao volante, configura infração gravíssima, já que é um dispositivo que tira o foco da direção, o condutor não estará atento a via para prevenir acidentes e ainda, causará acidentes.
- Dirija em velocidade compatível com a da via:
Dirigir em velocidade compatível com a da via significa, além de respeitar as sinalizações de limite de velocidade, estar atento ao trânsito e condições da via. Por exemplo, em situações de congestionamento, é recomendado que seja diminuída a velocidade e ainda evitar ultrapassagens perigosas. Dirigindo em velocidade compatível, evita-se freadas bruscas, há maior tempo de resposta a situações emergenciais e não gera multas.
Para mais dicas de direção defensiva, consulte o Manual de Direção Defensiva do DENATRAN:
http://www.vias-seguras.com/documentos/arquivos/denatran_manual_de_direcao_defensiva_maio_2005