Você já sentiu o carro tremer ou o volante vibrar enquanto dirigia por uma rua irregular? Se sim, preste atenção: isso pode indicar que está na hora de balancear as rodas, reparo fundamental para garantir o bom funcionamento do automóvel e a segurança de quem está nele.
Assim como outras manutenções automotivas, o balanceamento deve ser feito com frequência. Mas você sabe exatamente o que é o balanceamento, qual a importância dele e quais problemas ele evita?
Neste texto, falaremos tudo sobre esse assunto: o que a falta de balanceamento das rodas pode acarretar, quais os sinais de que está na hora de fazer esse reparo e tudo o que você precisa saber sobre ele. Continue a leitura e confira!
Tópicos
O que é balanceamento?
O balanceamento das rodas é um serviço mecânico que tem como objetivo distribuir igualmente o peso do veículo entre as rodas. Isso acontece porque o uso do carro naturalmente provoca um desequilíbrio nessa distribuição.
Esse processo envolve a fixação da roda e do pneu em uma máquina de balanceamento, que mede a distribuição de peso e determina onde contrapesos adicionais são necessários. Assim, esses contrapesos são colocados em posições específicas das rodas para compensar o desequilíbrio.
Em termos técnicos, o objetivo final do balanceamento é fazer com que o centro de massa da roda coincida com o eixo de rotação, diminuindo as vibrações que são sentidas no volante e no carro quando uma ou mais rodas estão desbalanceadas. Caso contrário, a falta de balanceamento das rodas pode acarretar diversos problemas.
Qual a diferença entre balanceamento e alinhamento?
Por serem manutenções feitas muitas vezes em conjunto (embora isso não seja necessário, já que são duas operações distintas e independentes), alinhamento e balanceamento costumam ser confundidos entre si. No entanto, há grandes diferenças entre eles.
Conforme já falamos, enquanto o balanceamento de rodas tem por objetivo alcançar uma distribuição uniforme do peso entre as rodas e os pneus, o alinhamento diz respeito à posição das rodas em relação ao veículo. Ou seja, o alinhamento busca garantir que as rodas estejam perfeitamente paralelas entre si e perpendiculares ao solo, já que ao longo do tempo é normal que elas fiquem desalinhadas devido a buracos, curvas, valetas etc.
Afinal, a falta de balanceamento das rodas pode acarretar o quê?
A falta de manutenção nos veículos foi uma das maiores causas de colisões em rodovias federais no Brasil, de 2017 a 2019, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Portanto, além de grandes desconfortos aos motoristas, problemas como a falta de balanceamento podem causar outros vários contratempos, alguns deles até perigosos para uma direção segura.
Confira o que a falta de balanceamento das rodas pode acarretar:
Vibrações
Quando as rodas não estão balanceadas corretamente, pode ocorrer uma vibração perceptível no volante, nos assentos e, em casos mais avançados, até mesmo em todo o veículo. Essas vibrações podem ser desconfortáveis para os ocupantes e afetar a dirigibilidade.
Desgaste irregular dos pneus
A falta de balanceamento das rodas pode acarretar, também, o desgaste irregular dos pneus. Isso não é incomum, mas acontece de forma mais acentuada em carros com falta de balanceamento. O motivo é que as áreas desbalanceadas das rodas exercem pressões diferentes sobre os pneus, fazendo com que eles se desgastem de maneira desigual e tenham sua vida útil reduzida.
Maior desgaste de componentes da suspensão
Toda a vibração excessiva causada pelo desbalanceamento das rodas pode levar a um desgaste mais rápido de componentes da suspensão, como amortecedores, molas e buchas. Caso esse problema não seja resolvido, ele pode levar a problemas mais sérios na suspensão e exigir substituições ou reparos que são extremamente custosos.
Danos ao sistema de direção
A vibração constante causada pelo desbalanceamento das rodas pode impactar os componentes do sistema de direção do veículo, como a caixa de direção, as barras de direção e os terminais de direção.
Aumento do desgaste dos rolamentos
O desbalanceamento das rodas também pode resultar em maior desgaste dos rolamentos das rodas, já que são esses componentes que suportam o peso do veículo e ajudam as rodas a girar suavemente. Com a falta de balanceamento, ocorre uma distribuição desigual de carga nos rolamentos, o que pode levar ao desgaste e à necessidade de substituição deles.
Instabilidade na direção
Além do desconforto, a falta de balanceamento das rodas pode acarretar um problema muito mais grave! Quando as rodas não estão balanceadas corretamente, o veículo pode apresentar instabilidade na direção, prejudicando a capacidade do motorista de manter o controle do veículo, especialmente em altas velocidades ou em curvas.
Como saber se está na hora de fazer balanceamento?
Até aqui, você viu o que a falta de balanceamento das rodas pode acarretar em um veículo. Mas como saber quando é o momento de fazer esse serviço? Confira alguns sinais:
- vibração no volante;
- trepidações mesmo em velocidades mais baixas;
- vibração no assento ou no piso do carro;
- pneus se desgastando de forma irregular;
- direção instável, difícil de controlar;
- ruídos nos pneus, como um zumbido ou som metálico em velocidades mais altas.
No entanto, é importante lembrar que o balanceamento das rodas deve ser feito de forma regular, mesmo sem apresentar sinais. Veja as orientações:
- a cada 10 mil quilômetros ou uma vez ao ano;
- quando for feito o rodízio dos pneus;
- após a troca por pneus novos;
- juntamente com qualquer tipo de reparo nas rodas ou pneus.
Onde fazer balanceamento?
Como explicamos durante o texto, a falta de balanceamento das rodas pode acarretar problemas não apenas para peças e sistemas mecânicos, mas também colocar em risco o motorista e os passageiros. Por isso, é importante fazer esse serviço com quem é especialista no assunto, como a Bono Pneus!
A Bono Pneus tem mais de 30 anos de experiência com serviços undercar, como alinhamento, balanceamento, escapamento e muito mais. Tudo isso feito com qualidade e em parceria com as melhores marcas do mercado automotivo, em diversas cidades do Brasil.
Clique aqui para encontrar a unidade da Bono Pneus mais próxima e faça seu agendamento para uma vistoria no seu veículo.