Franquias 2023: panorama do mercado para investidores

Se você já pensou ou está pensando em empreender, com certeza já se deparou com a ideia de abrir uma franquia. Esse modelo tem ganhado cada vez mais popularidade no Brasil devido a uma série de fatores, entre eles a facilidade e a segurança que oferece aos franqueados, especialmente a investidores iniciantes, que não sabem exatamente como começar um negócio.

Trazendo esse cenário mais próximo da sua realidade, não é difícil imaginar a quantidade de produtos e serviços que você consome de marcas franqueadas no seu dia a dia, indo desde o segmento alimentício até o setor educacional.

Sabendo disso, neste texto vamos falar sobre franquias 2023: os resultados que estão sendo atingidos pelo setor, as oportunidades e as tendências desse mercado, além de como o franchising fechou 2022. Para ficar por dentro, é só continuar a leitura!

Como foi o ano de 2022 para o franchising

Antes de começar a falar sobre franquias 2023, é importante voltar um pouco no tempo e entender como o franchising vem caminhando nos últimos anos. Para traçarmos um panorama, vamos analisar o ano de 2022, que ainda sentia reflexos da pandemia.

De forma resumida, 2022 foi um ano histórico para o setor de franquias. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse mercado superou os R$ 211 bilhões de faturamento ao longo de 12 meses, se mostrando um dos segmentos mais sólidos da economia brasileira.

Gráfico de faturamento do franchising no ano de 2022

Além disso, como é possível ver no gráfico acima, o franchising não só se recuperou do período de pandemia, como superou o patamar anterior a ele (2019).

Ainda, a ABF também divulgou que o franchising atingiu, em 2022:

  • um crescimento de 14,3% em relação a 2021;
  • um crescimento de 6,8% no número de marcas franqueadas, atingindo o patamar de três mil marcas;
  • aumento de 7,8% no número de unidades;
  • aumento de 12,6% no número de empregos gerados.

Ou seja, o modelo de franquias se mantém resiliente e sólido no Brasil, atraindo cada vez mais investidores, com e sem experiência empreendedora.

Números de franquias 2023

E se parece que o ano de 2022 foi atípico, os dados de franquias 2023 demonstram o contrário. Os números divulgados pela ABF referentes ao primeiro trimestre de 2023 comprovam que o crescimento das franquias é consistente.

Segundo o levantamento, o franchising brasileiro atingiu, nos três primeiros meses deste ano:

  • mais de R$ 50 bilhões de faturamento;
  • crescimento de 17,2% em relação ao mesmo período de 2022;
  • saldo positivo de 2,4% em abertura e fechamento de unidades.
Gráfico de faturamento do franchising no primeiro trimestre de 2023

Já no segundo trimestre de 2023, o faturamento foi ainda maior: mais de R$ 54 bilhões. Esse número mostra que o setor cresceu 12,9% em relação ao mesmo período de 2022 e comprova, mais uma vez, o quanto o setor permanece em crescimento constante.

Fora isso, o período também fechou com saldo bastante positivo em abertura e fechamento de unidades: 2,5%, com 4% de novas operações e 1,5% de operações encerradas.

Gráfico de faturamento do franchising no segundo trimestre de 2023

É notável, portanto, o aumento constante da procura pelas franquias como uma opção de investimento. E essa tendência deve permanecer no futuro, já que o franchising é um mercado sólido e que vem oferecendo modelos de negócio cada vez mais seguros para quem quer empreender — seis em cada dez brasileiros. Por isso, falar em franquias 2023 é apresentar incontáveis motivos para investir com tranquilidade e rentabilidade.

Inclusive, se você quer saber mais sobre o que torna esse segmento tão atraente para investidores, temos em nosso blog um texto com tudo que você precisa saber sobre franquias.

Tendências para o franchising

Agora que você já viu o quanto o franchising é extremamente promissor, com números oficiais de 2022 e das franquias 2023, é hora de ficar por dentro das principais tendências desse mercado para os próximos anos. Confira:

Integração de tecnologia

A integração de tecnologias, como o uso da Inteligência Artificial, do aprendizado de máquina (machine learning) e da automação, são tendências que melhoram a eficiência operacional e a experiência dos clientes e que estão cada vez mais visíveis em diversos segmentos do mercado, incluindo o franchising. 

Alguns exemplos disso são os sistemas de pedidos online, o uso de chatbots para atendimento ao cliente e ferramentas de análise de dados — tanto dos clientes como do próprio negócio em si.

Sustentabilidade

Sabia que a sustentabilidade é uma preocupação da maioria dos consumidores? Portanto, franquias conscientes do seu impacto ambiental e que adotam práticas sustentáveis, como redução de resíduos, energia limpa e embalagens ecológicas, podem atrair mais clientes, além de contribuir para o cuidado com o planeta.

Experiência do cliente

Proporcionar uma experiência memorável ao cliente é fundamental para manter a saúde de qualquer negócio. Nesse cenário, são tendências para o franchising a personalização de produtos e serviços, programas de fidelidade e facilidade nas formas de pagamento.

Imagem de cinco estrelas e uma mão apontando para a última estrela

Disponibilidade de formas de pagamento

Um dos pontos mais importantes relacionados à experiência do cliente é a facilidade na hora de pagar, conforme mencionamos no tópico acima. Por isso, conte com o maior número possível de formas de pagamento, especialmente os mais modernos, como o PIX. Evitar gargalos e dores de cabeça ao cliente na hora de pagar pode garantir a fidelização dele! 

Marketing digital e redes sociais

Não é de hoje que sua marca precisa estar na internet para chegar aos clientes e conseguir engajamento; muito pelo contrário! Estar presente no mundo online, investindo em estratégias de marketing digital, é uma tendência constante. Portanto, invista em ações relacionadas a esse universo e tenha presença forte nas redes sociais, produzindo conteúdo útil para os seus clientes e divulgando os diferenciais da sua franquia.

Imagem de uma pessoa segurando um celular, com ícones de redes sociais em volta

Feedbacks dos clientes

Estreitar o relacionamento com os clientes é uma tendência que vem se mantendo em alta no mundo empresarial há muito tempo. Uma forma de fazer isso é oferecendo maneiras fáceis e práticas de coletar feedbacks dos seus consumidores, medindo a satisfação deles para melhorar a qualidade dos seus serviços. Alguns exemplos de plataformas que ajudam nisso são o Google Perfil da Empresa e o próprio WhatsApp.

Como você pôde ver, existem muitas tendências do mercado de franquias 2023 para quem quer empreender. É claro que investir nelas, por si só, não garante o sucesso do negócio, mas é fundamental entender a direção em que os consumidores estão andando para saber como atender às expectativas e necessidades deles.

Franquia lucrativa para você!

Existem tendências, mas também existem números que são bons indicativos de sucesso. E claro que a lucratividade deve ser um dos pontos que você mais deve prestar atenção na hora de analisar opções de franquias 2023 para investir. Alguns pontos que você deve considerar são:

  • payback;
  • rentabilidade média;
  • suporte oferecido pela franqueadora;
  • taxas cobradas pela franquia;
  • tradição da marca no mercado.

Quer saber mais? Então, confira o nosso texto sobre as franquias mais lucrativas e fique por dentro!