Se você já pensou em abrir um negócio, provavelmente parou para analisar os custos necessários. No caso de pessoas que visam as franquias, uma das principais dúvidas está relacionada às taxas do franchising. Afinal, algumas delas são exclusivas desse modelo de negócio e cobradas de forma recorrente.
Entre essas taxas, as mais comuns são a taxa de franquia, o fundo de propaganda e os royalties, além de outras cobradas com menos frequência.
Pensando nisso, separamos as principais informações sobre o royalty franquia neste texto. Quer saber mais e entender para que serve essa taxa tão famosa? Então, continue a leitura.
Tópicos
Royalty franquia: o que é?
Os royalties de franquias são taxas pagas pelos franqueados à franqueadora de forma recorrente para a utilização da marca, a comercialização dos produtos ou serviços e a garantia de suporte ao longo do período de contrato. Eles geralmente são cobrados mensalmente, mas essa periodicidade pode variar.
Em outras palavras, o royalty franquia é basicamente o valor cobrado para que o franqueado tenha direito ao uso da marca registrada (um dos principais atrativos do franchising) e acesso ao know-how da franqueadora, além de ser uma forma de “financiar” as operações para o desenvolvimento da marca, como:
- aprimoramento da marca;
- treinamentos contínuos;
- investimentos em novos produtos e serviços;
- melhoria das equipes de suporte, marketing etc.
Portanto, o franqueado também colhe os benefícios desse investimento, responsável por oferecer uma marca cada vez mais qualificada e um suporte cada vez mais aprimorado.
É importante lembrar, no entanto, que os royalties de franquias são apenas um dos “nichos” dessa taxa, já que os royalties, no geral, não são exclusividade do franchising. Esse é um conceito amplo e já utilizado há muito tempo em diversos setores do mercado, como o artístico. Porém, o conceito é o mesmo em todos eles: uma pessoa ou entidade paga pelo direito de usar um bem, uma marca, uma propriedade intelectual etc.
Como ele é cobrado?
A cobrança do royalty franquia varia de acordo com as cláusulas estabelecidas em cada contrato, bem como com o segmento da marca. Franqueadoras de serviços, por exemplo, costumam ter taxas de 5% a 10%, enquanto aquelas que precisam fabricar os produtos e enviar aos franqueados possuem taxas maiores.
De qualquer forma, o royalty pode ser cobrado de duas formas:
- taxa fixa, ou seja, o valor pago é o mesmo todas as vezes, sendo registrado em contrato;
- percentual sobre as vendas brutas da unidade, sendo um valor variável de acordo com o faturamento do período em questão e o percentual pré-estabelecido.
O que a Lei de Franquias diz sobre os royalties?
Os royalties estão descritos na Lei de Franquias (Lei Nº. 13.996/2019) como “remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado”, conforme falamos ao longo do texto.
Um ponto importante é que a lei não estabelece modelos ou padrões obrigatórios para que o royalty franquia seja cobrado, como um valor mínimo ou máximo, forma de pagamento ou periodicidade. Cabe à franqueadora analisar e definir todos esses pontos, de acordo com seu modelo de negócios e seu plano de expansão.
Porém, a legislação é clara em exigir a apresentação dos royalties dentro da COF (Circular Oferta de Franquia), de forma que o franqueado conheça todas as taxas antes de assinar o contrato.
Qual a diferença dos royalties para outras taxas de franquias?
Como dissemos no início do texto, existem outras taxas comuns no franchising, além do royalty franquia. São elas:
Taxa de franquia
A taxa de franquia é um pagamento que acontece apenas uma vez: na assinatura do contrato. Ela diz respeito à concessão do uso da marca pelo franqueado, ou seja, é parte do investimento inicial quando se investe em uma franquia.
Assim como na taxa de royalty franquia, não existe uma regra em relação aos valores. Algumas franqueadoras, por exemplo, optam por inserir nessa taxa alguns gastos que são comuns ao início de uma operação, como prospecção de clientes, treinamentos iniciais, auxílio na escolha do ponto comercial, entre outros serviços.
Note que a diferença principal entre royalties e taxa de franquia é em relação ao tempo do uso. A taxa de franquias é a concessão inicial da marca, suporte e serviços da franqueadora, enquanto a taxa de royalties diz respeito ao uso dessa marca durante todo o tempo de contrato.
Taxa de publicidade
A taxa de publicidade geralmente diz respeito a um fundo comum financiado pela franqueadora e por franqueados para campanhas publicitárias. Essa prática é comum, pois se entende que a franqueadora tem uma estrutura maior para potencializar o alcance da marca, beneficiando também as unidades.
Assim como os royalties de franquias, pode ser um valor fixo pago periodicamente ou uma taxa em cima do faturamento mensal de cada unidade.
Qual franquia escolher?
Agora que você já entendeu o que é o royalty franquia, como ele é cobrado e qual a diferença dele em relação às demais taxas do franchising, está pronto para ir para o próximo passo: escolher a franquia que mais atende às suas expectativas.
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