A compra de um carro seminovo pode ser vantajosa de muitas maneiras, seja pelo preço, condição de pagamento ou estado de conservação do carro.
Na hora da compra, no entanto, há algumas recomendações a serem seguidas que previnem imprevistos e prejuízos que vão garantir o bom funcionamento do veículo desde o momento da compra.
Levar o carro a uma mecânica de confiança para uma revisão, te ajudará a poupar gastos a longo prazo e ainda ter uma real noção do estado de conservação do carro e desgastes das peças.
Veja abaixo o que precisa ser checado:
Óleo, filtro de óleo e filtro de combustível
Caso o óleo esteja baixo, o ideal é trocá-lo, não completá-lo pois não se sabe qual foi a última especificação utilizada pelo antigo dono e, com isso, os filtros também devem ser trocados para prevenir que impurezas ainda comprometam o desempenho do motor.
É recomendado fazer a troca a cada 10.000km ou 15.000km.
Pastilha, discos de freio e fluido de freios
Ter a garantia de bom funcionamento do sistema de freios é indispensável para a estabilidade e segurança na direção. Para tanto, esses itens devem ser revisados e substituídos, se necessário.
Em média, realize a troca dos componentes a cada 20.000km rodados e do fluido de freio a cada 40.000km.
Luzes
Conferir luz alta, baixa, lanternas, setas e luz de freio pode te poupar uma dor de cabeça logo após a compra do carro, por isso, confira esses itens antes da compra e, caso uma unidade esteja queimada, realize a troca do par pois a vida útil das lâmpadas é a mesma.
Pneus, alinhamento e balanceamento
Além de realizar o teste TWI para verificar a espessura dos sulcos, verifique desgastes na parte de fora e dentro que podem indicar um desbalanceamento e desalinhamento.
Rodízio e alinhamento, devem ser feitos a cada 10.000km rodados.
Realize o check-up geral e manutenções preventivas na Bono Pneus.
Encontre a loja mais próxima.
Fonte:
https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/carro-usado-cartilha-ideal-de-revisao/
https://blog.nakata.com.br/comprar-carro-seminovo/