Você está ouvindo ruídos estranhos no carro? Sentindo vibrações incomuns ao ligar ou acelerar? O problema pode não estar na suspensão, como muitos pensam, mas sim no coxim do motor, uma peça essencial, porém muitas vezes negligenciada.
O que é o coxim do motor?
O coxim do motor é um componente fundamental para o conforto e funcionamento mecânico do veículo. Ele tem como principal função amortecer as vibrações geradas pelo motor, evitando que o barulho e o impacto cheguem até a cabine ou danifiquem outras partes do carro. É uma peça feita de borracha e metal, posicionada entre o motor e a carroceria, funcionando como um “amortecedor” que mantém o motor estável, mesmo com o carro em movimento.
Existem vários tipos de coxins?
Sim! Embora esta matéria foque no coxim do motor, vale lembrar que existem coxins para outros sistemas, como amortecedores, escapamento e sistema de suspensão. Cada um atua reduzindo impactos e ruídos em pontos diferentes do veículo. Mas o do motor, quando danificado, pode causar sintomas muito mais sérios e perceptíveis.
O que causa desgaste no coxim do motor?
Apesar de serem projetados para durar, os coxins sofrem desgaste natural com o tempo, geralmente a cada 36 meses ou 40 mil km. No entanto, alguns comportamentos podem acelerar esse processo, como acelerar bruscamente em rampas, lombadas e ladeiras, trafegar constantemente em ruas esburacadas, rebaixar a suspensão do veículo e dirigir em alta velocidade em vias irregulares. Esses hábitos forçam o motor, exigem mais dos coxins e podem causar rachaduras ou até ruptura da peça.
Como saber se o coxim está danificado?
Fique atento aos principais sintomas de coxim do motor desgastado: vibração incomum no motor, mesmo com o carro parado; ruídos metálicos ao ligar ou arrancar com o carro; dificuldade para engatar marchas; excesso de vibração na transmissão ao frear ou acelerar; e sensação de trancos no motor. Esses sinais indicam que a peça pode estar ressecada, rachada ou até rompida. Procure uma Bono Pneus imediatamente!
Quando trocar o coxim do motor?
O ideal é fazer a troca a cada 36 meses ou 40 mil km, mesmo que não haja sinais aparentes de desgaste. Se a peça estiver rachada, ressecada, solta ou comprometendo a estabilidade do motor, a substituição deve ser feita com urgência, pois o problema pode se agravar e afetar outras partes do carro.
O que acontece se o coxim do motor quebrar?
Se um coxim se rompe, o motor pode perder o alinhamento, gerando danos secundários em outros coxins ou até mesmo em sistemas mais caros, como câmbio e escapamento. Motoristas que aceleram com frequência ou trafegam em vias ruins podem sofrer com quebras sucessivas, o que encarece (e muito) a manutenção.
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(Fonte: Portal Veicular)