Quando falamos em sistemas automotivos, temos que ter em mente que todos eles podem apresentar problemas em algum momento de sua vida útil, sendo necessário submetê-los à manutenção, consertá-los ou mesmo trocá-los – inteiros ou apenas determinadas peças.
No entanto, entre todos eles, ganha destaque o sistema de transmissão, responsável por transmitir a energia do motor para as rodas do veículo. Nesse sistema, um dos problemas mais comuns é a embreagem dura. Mas você sabe o que isso significa?
Neste texto, te explicamos tudo sobre embreagem dura: o que pode ser e o que fazer, além de te mostrar qual o papel desse componente e quais os principais sinais de problemas nele. Confira!
Tópicos
Afinal, o que é a embreagem?
A embreagem é um dos componentes do sistema de transmissão de um veículo. Composta pelo platô, pelo disco e pelo rolamento, ela é responsável por transmitir a potência do motor para a caixa de câmbio e, consequentemente, para as rodas.
Nesse processo, a embreagem permite a conexão e a desconexão entre o motor e a transmissão, possibilitando a troca de marchas de forma suave e o controle da velocidade do veículo.
Veja, no vídeo abaixo, o conjunto da embreagem instalado no motor de um carro.
Como a embreagem funciona?
Quando o motorista pressiona o pedal da embreagem, o disco é desengatado do volante do motor, interrompendo a transmissão de energia. Isso permite a troca de marchas, além de possibilitar que o motor continue funcionando quando o carro está parado, mas engatado.
Quando o processo é de mudança de velocidade, após a troca para a marcha escolhida, o motorista deve soltar levemente o pedal da embreagem. Isso restabelece gradualmente a fricção entre o disco e o volante do motor, permitindo a transferência de torque do motor para a transmissão.
Esse processo evita que as peças sejam danificadas pelo impacto repentino da conexão, o que pode causar danos ao sistema de transmissão do carro.
Para saber mais, confira o texto do nosso blog sobre como a embreagem funciona.
Quais os principais sinais de problemas na embreagem?
Como falamos, todos os sistemas automotivos estão suscetíveis a apresentarem problemas. E antes de saber tudo sobre embreagem dura: o que pode ser e como resolver, é necessário entender quais são os principais sinais de defeitos. Veja:
- embreagem dura ao pisar no pedal;
- embreagem muito frouxa;
- pedal fazendo barulho;
- trepidação ao pisar no pedal ou durante arrancadas;
- câmbio “arranhando”;
- dificuldade para trocar marchas;
- aumento da folga no pedal entre embreagem travada e liberada;
- ruídos (tanto no pedal quanto em arrancadas e saídas para movimento);
- pedal muito alto ou muito baixo;
- solavancos constantes durante a troca de marcha.
Esses sinais podem representar uma série de problemas, tanto na embreagem quanto no sistema de transmissão do veículo. Continue lendo para saber mais!
Embreagem dura: o que pode ser?
Como você viu acima, esse é um dos sinais mais comuns de que algum problema mecânico pode vir a acontecer ou já está acontecendo no seu carro. Mas afinal, embreagem dura: o que pode ser? Abaixo, listamos as cinco possibilidades mais comuns:
1. Alta quilometragem
A embreagem possui uma quilometragem de vida útil. Acima desse nível, um dos sinais de desgaste pode ser o endurecimento do pedal. Afinal, o tempo de uso pode causar quebra, estiramento ou desregulagem da tensão do cabo desse sistema.
2. Cabo de embreagem desgastado
Esse cabo é o responsável por transmitir a força do pedal para a embreagem. Caso ele esteja desgastado, pode haver resistência no acionamento do sistema da embreagem.
3. Cilindro mestre e cilindro escravo com problemas
O cilindro mestre de embreagem é o equipamento que gera a pressão hidráulica necessária para acionar o sistema de embreagem, trabalhando em conjunto com o cilindro escravo. Se houver vazamentos internos ou danos nesses componentes, o pedal da embreagem pode ficar duro.
4. Molas de pressão desgastadas
Localizadas no platô da embreagem, as molas de pressão são responsáveis por aplicar a força necessária para manter o disco pressionado contra o volante do motor. Caso elas estejam avariadas, desgastadas ou até quebradas, pode haver sensação de rigidez ao acionar o pedal.
5. Desgastes naturais de outros componentes
Com o uso, é comum que outros componentes da embreagem, como o disco ou o platô, sofram desgastes, o que pode resultar em um pedal duro à medida que vai surgindo atrito entre as peças.
Essas são algumas respostas para a pergunta “embreagem dura: o que pode ser?”. Porém, além delas, existem outros fatores, como vazamentos de fluidos, falta de ajustes nas peças que compõem esse sistema ou até incompatibilidade de componentes.
Quanto tempo dura a embreagem?
Conforme mencionamos acima, um dos fatores que mais exigem manutenção da embreagem é o desgaste natural derivado do uso contínuo desse sistema. Mas você sabe qual o tempo de vida útil de uma embreagem?
Bom, não medimos isso por tempo, mas por quilometragem. A maioria das embreagens tem vida útil de 80 mil quilômetros a cerca de 150 mil quilômetros. Contudo, isso varia de acordo com fabricante, modelo, tipo de veículo, condições de tráfego às quais a embreagem é submetida, entre outros fatores.
Por isso, a recomendação é sempre olhar o manual do veículo para conferir quais são as recomendações e a quilometragem indicadas pelo fabricante.
Como evitar problemas na embreagem?
Agora que você já sabe tudo sobre embreagem dura: o que pode ser, é importante ter atenção a algumas práticas para aumentar a vida útil desse sistema:
- Estilo de condução: sabe-se que uma condução agressiva, com arrancadas e trocas de marchas bruscas, com uso excessivo da embreagem, são comportamentos que podem acelerar o desgaste dos componentes desse sistema.
- Condições de tráfego: infelizmente, esse fator foge um pouco do nosso controle. Mas vale lembrar que dirigir em trânsito pesado, que exige frequentes paradas e arrancadas, coloca mais pressão na embreagem e reduz sua vida útil.
- Qualidade dos componentes: a qualidade dos componentes da embreagem também pode afetar sua durabilidade. Portanto, caso precise realizar alguma troca, lembre-se que peças de baixa qualidade podem desgastar-se mais rapidamente.
- Manutenção: a falta de manutenção regular, como não realizar os ajustes adequados, não trocar o fluido hidráulico quando necessário ou ignorar sinais de desgaste, pode diminuir a vida útil da embreagem.
Embreagem dura: o que fazer?
Neste texto, detalhamos o papel da embreagem, como ela funciona, qual seu tempo de vida útil e como fazê-la durar mais, além de explicar sobre embreagem dura: o que pode ser. Mas o que fazer se esse problema for constatado?
O ideal é procurar por uma avaliação especialista para entender qual problema pode estar afetando o seu veículo e, assim, minimizar possíveis prejuízos. Por isso, se esse você chegou até este artigo se perguntando “embreagem dura: o que pode ser?”, procure a unidade Bono Pneus mais perto de você!
A Bono Pneus é uma marca que atua há mais de 30 anos em todo o Brasil, oferecendo uma série de serviços mecânicos undercar, realizados por profissionais especialistas em manutenção e reparo automotivos. Visite o nosso site e encontre a loja mais próxima!