Com o sistema de suspensão, o automóvel adquire estabilidade e proporciona conforto e segurança ao condutor e passageiros, quando em boas condições.
Para cada automóvel existe um sistema de suspensão específico, desenvolvido e pensado para aquele modelo e utilização, conhecer esse sistema assegura o condutor contra imprevistos e até acidentes.
Nesse artigo, entenda um dos problemas mais comuns dos veículos: a instabilidade no sistema de suspensão, como identificar e prevenir.
O sistema de suspensão não é composto apenas por mola e amortecedor, como alguns pensam, mas por outros componentes como braço oscilante, pivô de suspensão e barra estabilizadora.
Causado principalmente por más condições de pavimentação das vias, as peças desse sistema sofrem desgaste ocasionando sinais de instabilidade na suspensão, tais como:
- Molas danificadas
Esse sinal é mais difícil de ser identificado, é preciso estar atento a altura do veículo. Qualquer perda de altura, por menor que seja, já indica que as molas estão danificadas.
- Vazamento
Marcas de óleo no chão ou mesmo visíveis no amortecedor indicam o vazamento do fluido que deveria estar comprimido dentro do amortecedor e, portanto, compromete seu funcionamento.
- Pneus desgastados
Dentre alguns fatores que podem levar ao desgaste dos pneus, um deles é o desgaste do sistema de suspensão. Isso porque, esse desgaste prejudica o contato adequado com o chão, deixando o pneu desalinhado.
- Instabilidade na direção
Dificuldades na direção em curvas, mesmo em baixa velocidade, podem indicar desgaste dos amortecedores. Falta de alinhamento também pode ser a causa, por isso, leve seu carro a um centro automotivo se sentir essa instabilidade na direção.
- Barulhos
Quando alguma peça do sistema de suspensão se solta, como bielas, buchas de borrachas, pivôs ou coxins, pode-se ouvir o som forte de batidas secas e oscilações na carroceria ao passar por vias irregulares.
Além de uma direção prudente para preservar o sistema de direção, mantenha o veículo com as manutenções preventivas em dia, verificando fluídos e realizando o alinhamento e balanceamento em um centro automotivo especializado.
Encontre a loja Bono Pneus mais próxima de você.