Sem segredo – manutenção preventiva: é disso que o seu carro precisa!

Se você já faz parte do time da manutenção preventiva, parabéns! Mas se você é um adversário do seu carro, precisa ler esse texto.

 

Ter como prioridade cuidar da saúde do seu carro é a melhor maneira de evitar falhas e manutenções inesperadas, mantendo o veículo em funcionamento, e claro, com alto nível de desempenho. É exatamente por isso que a manutenção preventiva existe e é tão importante!

Afinal, você sabe o que é a manutenção preventiva? Ela é uma atividade de rotina, feita regularmente em veículos para que garanta seu funcionamento. Com ela em dia, dificilmente você vai ficar a pé!

Mas se você não liga muito para isso e vai deixando para depois, fique ligado… aquele probleminha que deve ser resolvido agora, pode se tornar em um problemão no futuro! Quando quebra, é sempre mais caro para consertar. E você não quer ficar quebrado também, né?!

E quando o carro para, ou apresenta falhas inesperadas que impedem seu funcionamento, isso pode gerar altos custos para o bolso do dono (a), e o que era para ser uma manutenção preventiva, torna-se uma manutenção corretiva.

 

 

E o que é a manutenção corretiva?

 

Diferente da preventiva que, como o próprio nome diz, previne e evita as falhas do veículo, a corretiva é para consertar e recuperar o que está quebrado ou não funcionando bem. Ou seja, corrige os problemas apresentados.

Quer um conselho? Prefira seguir o bom e velho ditado… “prevenir é melhor que remediar”. Faça um bom planejamento e mantenha em dia o calendário de itens e serviços para o seu veículo, seguindo sempre a recomendação do fabricante conforme recomendado no manual do carro!