Comumente acabamos por levar o carro até o centro automotivo apenas quando necessário uma correção em alguma peça, ou seja, uma troca ou um reparo. Esse serviço em geral, é custoso e leva um tempo maior que o esperado muitas vezes.
E se tivesse um jeito de evitar esse transtorno?
Existem outros 2 tipos de manutenção que antecedem e até previnem a necessidade da manutenção corretiva, confira abaixo:
Manutenção Preventiva:
Realizada na periodicidade estipulada pelo fabricante, nela, é avaliado as condições de cada peça e a necessidade de troca ou não.
Nesse momento, analisa-se se as peças e componentes estão com desgaste excessivo, fora do normal e já se atua de forma a prevenir qualquer parada futura, que poderia inclusive ocasionar outros danos.
Os itens abaixo, por exemplo, já têm uma periodicidade estipulada para a troca de acordo com o fabricante, são eles:
- óleo
- filtro de óleo
- filtro de combustível
- filtro de ar
- filtro de ar condicionado
- velas de ignição
- correia dentada
- Fluido dos freios
- óleo de câmbio manual
Manutenção Preditiva:
A manutenção preditiva é feita em intervalos programados e utiliza-se de técnicas de avaliação tecnológicas como: termografia, ultrassom do sistema, estudo de vibrações e análise de estruturas.
Com isso, a avaliação é mais precisa e visa prever problemas futuros, preservando a vida útil do veículo.
Manutenção Corretiva:
Diferentemente dos outros tipos, a manutenção corretiva não possui uma previsibilidade pois ocorre apenas quando o carro já apresenta falhas e necessita uma parada para seu conserto.
Esse tipo de manutenção tende a ser mais cara pois é necessário um reparo ou troca da peça danificada, tendo que o carro permanecer parado por algum tempo, não programado, ocasionando custos a mais ao condutor.
Além disso, não fazer manutenção em peças ou componentes que necessitem manutenção ou verificação periódica pode levar a danos em todo o sistema, como é o caso o fluido de freios.
Alguns problemas comuns em manutenção corretiva são:
- problemas na bateria;
- mau funcionamento dos freios;
- pneus com más condições de uso;
- avarias nos amortecedores e molas;
- problema de balanceamento;
Ter um veículo com as manutenções em dia significa assegurar as condições das peças do veículo, evitando problemas que podem gerar maiores custos no futuro.
Na Bono Pneus realizamos a revisão do seu carro e trocamos apenas o que realmente é necessário. Com equipe técnica capacitada e equipamentos de última geração avaliamos as condições do veículo com precisão, confiança e rapidez.