Como identificar problemas na suspensão do carro

Os problemas na suspensão (saiba mais) comprometem o desempenho do veículo e podem oferecer riscos ao motorista e passageiros. Um carro só oferece segurança quando todos os seus componentes estão funcionando bem.

Se você está lendo este post, muito provavelmente está suspeitando que seu carro está com problemas, certo? Então continue por aqui que vamos te ajudar com isso!

Afinal o que é suspensão e qual a sua importância?

A suspensão automotiva não se trata de uma peça, mas sim de um conjunto de componentes que garantem estabilidade ao veículo absorvendo os impactos causados pela irregularidade da via onde você trafega.

Esse sistema é extremamente importante, pois é ele o responsável por diminuir as trepidações, garantindo conforto a todos os passageiros durante a viagem.

Sem a suspensão as irregularidades da via podem danificar o veículo e causar sérios acidentes. Problemas nos amortecedores, por exemplo, podem aumentar o tempo de frenagem do carro. Além disso, a suspensão com problemas pode causar falta de aderência dos pneus à pista molhada (aquaplanagem).

Como identificar problemas na suspensão do carro
Aquaplanagem

Confira os componentes que fazem parte dela:

  • Amortecedores

Uns dos principais componentes do sistema de suspensão, os amortecedores trabalham em conjunto com as molas, amortecendo os impactos. Sem esse componente seria quase impossível controlar o carro.

  • Molas

Juntamente com os amortecedores, as molas tem a função de reduzir os impactos causados pelas irregularidades da pista, promovendo maior conforto aos ocupantes do veículo.

  • Braço Oscilante (Bandeja de Suspensão)

Essa peça liga a coluna de suspensão ao chassi, sua função é servir de apoio à coluna de suspensão, que trabalha sempre em constante movimento e necessita de um ponto fixo.

  • Pivô de Suspensão

O Pivô da Suspensão permite que a coluna de direção gire em seu próprio eixo, suportando o peso e recebendo força durante a aceleração, curvas e frenagens. Ele também conecta outras partes do carro, como: chassi, telescópio, carroceria, manga do eixo e cubo de roda.

  • Barra Estabilizadora

A Barra Estabilizadora liga as colunas de suspensão uma a outra, fazendo com que o veículo ganhe mais estabilidade, aderência e agilidade na estrada e em momentos de alta velocidade.

Como identificar problemas na suspensão do carro
Desgaste prematuro dos pneus

Saiba identificar problemas na suspensão

Seu carro pode dar vários indícios de que está com problema, mas um diagnóstico detalhado e certeiro, apenas uma oficina mecânica de confiança pode oferecer.

A Bono Pneus conta com profissionais qualificados para o serviço. Encontre a loja mais próxima de você.

É possível que você identifique se o automóvel está com problema no sistema, para então procurar por um mecânico, basta ficar atento aos seguintes sinais:

  • Barulhos. Os barulhos que podem indicar problemas na suspensão não costumam apresentar ruídos metálicos, por se tratar de uma peça hidráulica. Eles geralmente são emitidos quando o veículo passa por estradas acidentadas, lombadas e buracos.
  • Vibração e instabilidade no volante. Esses indícios podem caracterizar falta de alinhamento e balanceamento, por outro lado, também pode significar problemas na suspensão.
  • Vazamento. Ao vazar, o óleo que deveria estar comprimido dentro do amortecedor faz com o componente perca seu funcionamento, nesse caso é importante que o carro seja levado até a oficina o mais rápido possível.
  • Desgaste prematuro dos pneus. Se a suspensão estiver danificada, os pneus sofrerão desgastes devido ao nível diferente de aderência ao solo, que se torna insatisfatório.

É muito importante que você conheça seu carro para que consiga identificar qualquer alteração ou sinal de problemas.

Manter a manutenção preventiva em dia também é fundamental para que pequenos reparos não se tornem grandes transtornos, com custo financeiro ainda maior. Conte sempre com um especialista para cuidar do seu veículo.