Mantenha a bateria do seu carro funcionando perfeitamente seguindo nossas dicas.

Uma das peças essenciais para o funcionamento correto do carro, a bateria é responsável por fornecer energia elétrica ao motor de arranque e a todos os componentes elétricos, como o ar condicionado, rádio, luzes, entre outros.

Ela também desempenha um efeito de isolador térmico, protegendo todos os acessórios internos de ações mecânicas externas.
A vida útil de uma bateria pode variar entre dois e três anos e quando não recebe os devidos cuidados, esse tempo pode cair pela metade.

Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas importantes que certamente garantirão uma vida útil satisfatória a bateria do seu carro. Confira:

Cuidados com a-bateria do carro

1 – Escolha a bateria ideal para o seu veículo.

É muito importante que antes de adquirir uma bateria nova para o seu automóvel, você saiba quais necessidades de consumo ela precisará atender, e então escolher a com capacidade ideal.

2. Novos acessórios podem exigir mais da bateria.

Antes de instalar novos acessórios no seu carro, verifique a capacidade máxima da bateria. Componentes elétricos e eletrônicos que ficam ligados constantemente, como rádio, alarme e rastreadores, por exemplo, demandam mais energia da bateria. A dica também vale para sons mais potentes. Opte sempre por acessórios originais.

Cuidados com a bateria do carro

3 – Não deixe o carro parado por um longo período.

Conforme citamos no tópico anterior, alguns itens permanecem funcionando mesmo com o carro desligado, isso faz com que a energia também seja consumida. Aqui o conselho é desligar o cabo do terminal positivo se o carro for ficar parado por mais de 20 ou 30 dias.

4 – Ao dar partida, desligue os componentes elétricos.

A ignição exige muita energia da bateria e quando os componentes elétricos estão ligados antes da partida, ela pode sofrer com a sobrecarga. Portanto, antes de dar partida, desligue itens como farol, rádio e ar-condicionado.

Cuidados com a bateria do carro

5 – Não deixe de fazer a manutenção automotiva.

É necessário fazer revisões periódicas no sistema elétrico do carro, tanto para manter o bom funcionamento quanto para reparar problemas quando o carro apresentar sinais de alerta, como dificuldade ao dar partida e luzes que acendem sem serem acionadas.

Se a luz da bateria acender no painel ou se você notar algum problema relacionado ao sistema elétrico do carro, procure por um centro automotivo especializado assim que possível.

Não deixe de acompanhar nosso blog para aprender ainda mais dicas sobre automóveis.