Os pneus são itens de extrema importância para o carro, visto que são eles os responsáveis pelo contato do carro com o solo. Deste modo, interferem diretamente na frenagem, estabilidade e segurança do veículo.Além disso, os pneus garantem a diminuição dos custos com o combustível, isso ocorre porque a resistência do rolamento é diminuída. Pensando nesses benefícios, separamos algumas atitudes diárias que ajudam a conservar os pneus. Continue a leitura!
- Mantenha os pneus calibrados
A calibragem correta dos pneus é importante para a preservação da borracha, além de melhorar a dirigibilidade do carro. Lembre-se de calibrar os pneus com frequência, o recomendado é que seja feito uma vez por semana ou quando for fazer uma viagem. Você encontra a quantidade de libras que devem ser usadas nos pneus dianteiros e traseiros no manual do seu veículo. Importante mencionar que pneu com pouco ar pode tornar a direção mais pesada e fazer com que o veículo consuma mais combustível. Já o pneu com muita pressão pode causar desgaste excessivo na banda de rodagem. Deste modo, sempre mantenha os pneus calibrados na pressão correta, essa ação vai garantir a segurança e o prolongamento da vida útil das peças.
- Faça rodizio de pneus
O rodizio de pneus possui o objetivo de compensar a diferença do desgaste dos itens. Essa atitude evita que você tenha pneus em diferentes condições nos dois eixos do seu carro, visto que o desgaste não é uniforme. É necessário fazer o rodizio porque os pneus dianteiros desgastam mais rápido. Para conservar os pneus é simples: basta mudar a posição dos pneus, ou seja, os pneus que estão na frente vão atrás e vice-versa. Importante: Sempre mantenha as colocações originais (direito na direita e esquerdo na esquerda).
- Faça o alinhamento e balanceamento
Alinhamento e balanceamento devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros rodados, uma vez que a falta destes procedimentos diminui muito a vida útil dos pneus. Outras situações também pedem para que esse serviço seja feito, sendo eles:
- Sentir vibrações no volante;
- Troca ou conserto de pneu;
- Pneus com desgastes irregulares;
- Quando o veículo estiver “puxando” para um lado
4- Sempre utilize o pneu indicado pela montadora
O carro é projetado para que algumas peças se adequem perfeitamente para ele, isso também vale para os pneus. Resumidamente, se você comprou um automóvel com um tipo e marca de pneu, pode ter certeza que é o modelo mais eficiente para o seu veículo.É comum que as pessoas considerem as medidas dos pneus na hora de trocar a borracha, mas se esquecem de optar pela mesma marca. A marca indicada pelo fabricante terá mais custo-benefício em longo prazo.
5- Evite Sobrecarga
O excesso de carga pode comprometer a estrutura interna do pneu e agravar o seu desgaste. Ultrapassar o peso permitido do veículo apresenta riscos na estrutura dos pneus, reduzindo a sua vida útil.
6- Não faça freadas bruscas
O ato de frear o veículo em movimento exige um atrito muito grande entre o pneu e o solo. A freada mais fraca possível contribui para o desgaste do pneu. Porém, quanto mais forte ela for, maior será o dano provocado no pneu. Melhor dizendo: evite frear de forma brusca.
7- Fique atento aos desgastes irregulares
Você percebeu que uma parte do pneu está ficando mais desgastada que a outra? Fique atento, isso é indício que a sua vida útil está acabando. Ou seja, chegou o momento de comprar pneus novos.