Dicas para conservar os pneus

Os pneus são itens de extrema importância para o carro, visto que são eles os responsáveis pelo contato do carro com o solo. Deste modo, interferem diretamente na frenagem, estabilidade e segurança do veículo.

Além disso, os pneus garantem a diminuição dos custos com o combustível, isso ocorre porque a resistência do rolamento é diminuída. Pensando nesses benefícios, separamos algumas atitudes diárias que ajudam a conservar os pneus. Continue a leitura!

  • Mantenha os pneus calibrados

A calibragem correta dos pneus é importante para a preservação da borracha, além de melhorar a dirigibilidade do carro. Lembre-se de calibrar os pneus com frequência, o recomendado é que seja feito uma vez por semana ou quando for fazer uma viagem.

Você encontra a quantidade de libras que devem ser usadas nos pneus dianteiros e traseiros no manual do seu veículo. Importante mencionar que pneu com pouco ar pode tornar a direção mais pesada e fazer com que o veículo consuma mais combustível. Já o pneu com muita pressão pode causar desgaste excessivo na banda de rodagem.

Deste modo, sempre mantenha os pneus calibrados na pressão correta, essa ação vai garantir a segurança e o prolongamento da vida útil das peças.

  • Faça rodizio de pneus

O rodizio de pneus possui o objetivo de compensar a diferença do desgaste dos itens. Essa atitude evita que você tenha pneus em diferentes condições nos dois eixos do seu carro, visto que o desgaste não é uniforme.

É necessário fazer o rodizio porque os pneus dianteiros desgastam mais rápido. Para conservar os pneus é simples: basta mudar a posição dos pneus, ou seja, os pneus que estão na frente vão atrás e vice-versa. Importante: Sempre mantenha as colocações originais (direito na direita e esquerdo na esquerda).

  • Alinhamento de direção  

  • Faça o alinhamento e balanceamento

Alinhamento e balanceamento devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros rodados, uma vez que a falta destes procedimentos diminui muito a vida útil dos pneus. Outras situações também pedem para que esse serviço seja feito, sendo eles:

  • Sentir vibrações no volante;
  • Troca ou conserto de pneu;
  • Pneus com desgastes irregulares;
  • Quando o veículo estiver “puxando” para um lado

4- Sempre utilize o pneu indicado pela montadora

O carro é projetado para que algumas peças se adequem perfeitamente para ele, isso também vale para os pneus. Resumidamente, se você comprou um automóvel com um tipo e marca de pneu, pode ter certeza que é o modelo mais eficiente para o seu veículo.

É comum que as pessoas considerem as medidas dos pneus na hora de trocar a borracha, mas se esquecem de optar pela mesma marca. A marca indicada pelo fabricante terá mais custo-benefício em longo prazo.

Evite Sobrecarga

5- Evite Sobrecarga

O excesso de carga pode comprometer a estrutura interna do pneu e agravar o seu desgaste. Ultrapassar o peso permitido do veículo apresenta riscos na estrutura dos pneus, reduzindo a sua vida útil.

6- Não faça freadas bruscas

O ato de frear o veículo em movimento exige um atrito muito grande entre o pneu e o solo. A freada mais fraca possível contribui para o desgaste do pneu. Porém, quanto mais forte ela for, maior será o dano provocado no pneu. Melhor dizendo: evite frear de forma brusca.

7- Fique atento aos desgastes irregulares

Você percebeu que uma parte do pneu está ficando mais desgastada que a outra? Fique atento, isso é indício que a sua vida útil está acabando. Ou seja, chegou o momento de comprar pneus novos.

Bono Pneus

Está procurando pneus novos? Aqui, você encontra tudo o que precisa! Somos a maior rede multimarcas de pneus, disponibilizamos as maiores variedades de marcas com as melhores condições de pagamento. Possuímos mais de 25 anos de experiência em serviços automotivos. Encontre uma Bono Pneus mais próxima e agende uma visita.