Dirigir na chuva: Seu carro está preparado?

Dirigir na chuva é um desafio até para os motoristas mais experientes, mas com cuidado, atenção redobrada e as nossas dicas, superar essa aflição ficará mais fácil.

Dirigir na chuva costuma ser um desafio para muitos motoristas, dos mais novos aos mais experientes. No verão brasileiro as pancadas de chuva costumam ser constantes e precisamos estar preparados para enfrenta-las.

Se o seu veículo está há tempos sem passar por uma revisão, esse é o momento propício para levá-lo a um centro automotivo e realizar um check-up.

Para evitar acidentes ao dirigir na chuva o condutor precisa de responsabilidade tanto no trânsito, pois se faz necessário ter de uma postura mais cautelosa e prudente, quanto pela manutenção do automóvel.

Dirigir na chuva: Seu carro está preparado?

Separamos alguns itens que necessitam de revisão para que o carro esteja preparado para enfrentar a chuva. Confira:

Pneus: Na chuva a pista se torna mais escorregadia, pois há a diminuição do atrito entre a os pneus e o asfalto. Em consequência disto, os acidentes são provocados pela aquaplanagem.

Os fatores preponderantes neste caso são: velocidade e pneus. Por isso, é fundamental que os pneus estejam em boas condições e que a profundidade dos sulcos esteja dentro do limite estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Em caso de aquaplanagem, pare de acelerar, mantenha a direção reta e não freie o carro.

Limpadores de para-brisa: Responsáveis por garantir uma boa visibilidade ao dirigir na chuva, os limpadores, bem como as palhetas, precisam estar funcionando perfeitamente. Se estiverem desgastadas ou ressecadas, elas podem comprometer a visão do motorista e consequentemente deixar o veículo suscetível a acidentes.

Freios: O sistema de freio é responsável por parar o carro juntamente com os pneus, por isso é extremamente importante que estejam revisados, afinal eles nos mantem seguros e além disso, a distância de frenagem aumenta nos dias de chuva.

Lanternas e luzes de sinalização: Além de se colocar em risco, o motorista que dirigir com alguma luz queimada corre o risco de tomar multa. Dias chuvosos costumam ser mais escuros, o que requer o uso do farol aceso para evitar transtornos.

Sistema de ventilação do veículo: O uso do sistema é fundamental quando os vidros começam a embaçar, portanto é necessário realizar a manutenção das entradas de ar, mesmo sem ar-condicionado.

Borrachas: Poucas pessoas se lembram delas, mas as borrachas são responsáveis por vedar a entrada de água no veículo, por isso são muito importantes e precisam ser verificadas.

Dirigir na chuva: Seu carro está preparado?

Mas se o seu carro está revisado e o seu maior desafio é o medo de dirigir na chuva, também separamos algumas dicas para que superar esse momento de aflição se torne mais fácil.

  • Use o farol baixo;
  • Mantenha uma distância segura do veículo da frente;
  • Utilize o limpador de para-brisa e os desembaçadores;
  • Evite fazer ultrapassagens;
  • Mantenha os pneus sempre em bom estado e calibrados;
  • Diminua a velocidade e;
  • Pare o carro no acostamento e ligue o pisca-alerta se a visibilidade ficar muito prejudicada.

Dirigir na chuva: Seu carro está preparado?

Dirigir na chuva requer cuidados e muita atenção, mas seguindo nossas dicas você estará mais seguro e preparado para enfrentar esse desafio.

Agora que você já sabe quais itens precisam de atenção especial nessa época do ano, passe na Bono Pneus para fazer a revisão do seu veículo.

Nas nossas lojas você encontra tudo o que o seu carro precisa.