Saiba o que é, como funciona, quando realizar a manutenção e quais cuidados tomar com o sistema de escapamento do seu veículo.

O sistema de escapamento em bom estado é essencial para o bom funcionamento e desempenho do veículo.

A função desse sistema que também é chamado de sistema de escape é filtrar devidamente os gases para fora do automóvel, transformando-os em menos nocivos e menos poluentes. Além disso ele é fundamental para reduzir ruídos, controlar a liberação de gases e economizar combustível.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o escapamento não é uma peça e sim um conjunto de itens, que formam um sistema. São eles: os tubos de escape, o coletor, silenciador, catalisador e o abafador.

Considera-se três anos a média de tempo que um escapamento pode durar, mas sua manutenção preventiva deve ser feita a cada três meses ou 20 mil quilômetros.

escapamento-automotivo-entenda-como-funciona
Manutenção em dia do escapamento pode evitar transtornos

É imprescindível tomar alguns cuidados constantes para manter o escapamento em bom estado. Separamos algumas dicas que com certeza farão diferença na vida útil do sistema.

  • Tenha cuidado ao passar por lombadas ou qualquer outro obstáculo elevado que possa atingir e danificar o escapamento;
  • Evite dar tranco para fazer o carro funcionar. Ao fazer isso, a gasolina que não foi queimada pode escorrer pelo sistema e danificá-lo;
  • Combustível de má qualidade é uma das principais causas de desgaste prematuro do escapamento, portanto abasteça sempre em postos de sua confiança.

Outro fator que pode interferir na durabilidade do escape é deixar o carro parado por muito tempo ou percorrer distâncias muito curtas com ele, nesse caso não há tempo suficiente para que o sistema atinja a temperatura ideal para a combustão, isso faz com que a água presente nos combustíveis se concentre no escapamento e ocasione uma corrosão.

Quando alguma peça é danificada, ela pode comprometer o bom funcionamento de todo o escapamento, causando ruídos ou barulhos fortes e impactar até mesmo no desempenho do veículo, gerando mais gasto de combustível e rendimento mais baixo.

O ideal é que quando o sistema apresentar algum sinal, o proprietário do veículo procure por profissionais especializados para realizar uma inspeção completa na área.

escapamento-automotivo-entenda-como-funciona

O mais prudente a se fazer é que quando houver algum dano ou avaria em alguma parte do escape, o componente ou o conjunto todo seja trocado

Ao rodar com o escapamento em mau estado, soltando muita fumaça ou fazendo muito barulho, o motorista está sujeito a levar uma multa prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Essa prática é considerada uma infração grave, que pode levar a retenção do veículo até que o problema seja resolvido.

Se o escapamento do seu automóvel está em condições ruins, não hesite em procurar um especialista para trocá-lo.