Excesso de Bagagem pode comprometer a segurança do carro e dos passageiros

Uma cena comum nas viagens de férias, o excesso de bagagem pode comprometer a segurança do veículo, dos passageiros e gerar multa.

O excesso de bagagem no veículo durante viagens de férias ou feriados prolongados é algo que acontece com a maioria das pessoas, mas que pode ser perigoso sem tomar os cuidados necessários.

Algumas práticas como excesso de bagagem, bagagens soltas no interior do veículo e obstruindo a visão das janelas, podem ameaçar a integridade física dos passageiros e comprometer a segurança do veículo. Vamos abordar todos esses assuntos no decorrer do texto, confira.

Excesso de BagagemUma viagem segura começa pela revisão.

Planejou uma viagem? Nada de pegar a estrada sem antes revisar o carro. Verificar os freios, limpador de para-brisa, radiador e óleo é fundamental.

Consultar o manual do veículo também é algo a ser levado consideração antes de viajar, nele constam informações importantes para a segurança e bom desempenho do carro, como calibragem ideal, capacidade do porta-malas, vida útil dos componentes, entre outros.

Excesso de BagagemExcesso de Bagagem

Todo automóvel possui uma capacidade de carga máxima, essa informação pode ser encontrada no manual do proprietário e precisa ser respeitada. Rodar fora das especificações para as quais foi projetado pode causar danos aos componentes mecânicos, principalmente aos freios e a suspensão. Além disso os pneus podem ficar comprometidos, correndo o risco de estourar e causar um acidente.

Quando está carregado, o veículo costuma ter reações diferentes em comparação a quando está vazio, uma delas é a capacidade de frenagem que é reduzida. Isso significa que o motorista precisará de alguns metros a mais para parar.

O mesmo acontece com a capacidade de aceleração, o que exige maior atenção em vias de grande movimento e nas ultrapassagens.

Excesso de BagagemBagagens no interior do veículo

Quando falta espaço no porta-malas a solução é colocar a carga dentro da cabine, mas isso pode se tornar um problema caso os objetos não estejam ancorados ou presos com o cinto de segurança. Outra recomendação é que quando for necessário levar objetos na cabine, eles fiquem acomodados no assoalho do veículo.

É preciso se atentar também a visão das janelas, tanto as laterais como a traseira, e dos retrovisores, para que não sejam obstruídas.

Excesso de BagagemQuanto ao uso de bagageiros de racks de teto, mais uma vez é preciso cuidado com o limite de peso estabelecido ao realizar a instalação. Durante o trajeto faça paradas para checar a fixação do volume e da carga.

Se a carga está dentro do limite, mas ainda assim o carro está pesado, então não deixe a cautela de lado:

  • Mantenha uma distância maior do veículo a sua frente;
  • Evite atingir velocidades altas e;
  • Não carregue nenhum objeto solto dentro do automóvel, acomode-os de forma segura.

Além de poder danificar componentes do carro e causar acidentes, o excesso de bagagens pode gerar penalidades como multa e pontos na carteira de motorista.

Tem viagem marcada com a família ou os amigos? Não deixe de compartilhar esse post com eles.