Filtro de Combustível: Qual a importância e quando realizar a substituição?

O filtro de combustível é um componente simples, de valor acessível e que é um dos responsáveis pelo bom desempenho do carro, mas que muitas vezes é ignorado pelos motoristas.

O filtro de combustível pode parecer um item básico e simples demais para alguns, mas a verdade é que ele é um dos responsáveis por garantir o máximo de eficiência ao automóvel e um bom desempenho ao motor.

Sua função é reter as impurezas do combustível, impedindo que as partículas de sujeira cheguem à bomba e ao bico injetor, o que pode prejudicar outros componentes do carro.

Os modelos de filtro disponíveis no mercado podem variar de acordo com o combustível, podendo ser blindado, de papel ou lã.

Problemas que podem ser causados pelo filtro de combustível em mau estado

Além de não filtrar devidamente o combustível, um filtro em condições precárias e um vazamento no tanque de combustível podem afetar o sistema de injeção eletrônica, ou ao carburador, no caso de carros mais antigos, e o próprio motor.

É muito importante respeitar o prazo de troca do filtro, pois ao danificar outros componentes, o prejuízo pode ser muito alto.

filtro de combustível

Quando realizar a troca?

Primeiramente é fundamental consultar o manual do veículo para saber qual o tipo específico de filtro usar e qual a periodicidade da troca.

A maioria dos fabricantes recomendam que a troca seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados. Mas isso pode variar dependendo do uso do carro, o importante é não passar do prazo e não rodar com o filtro sujo.

Alguns fatores também podem sinalizar que é hora de realizar a troca do filtro de combustível. Por isso fique atento se notar os sinais a seguir.

Dicas para prolongar a vida útil do filtro

  • Dê preferência aos combustíveis aditivados;
  • Não deixe de fazer a manutenção preventiva e;
  • Evite andar com o combustível na reserva.

filtro de combustível

É imprescindível contar com um profissional especializado para realizar a substituição do filtro de combustível, o procedimento exige cuidados específicos e conhecimento técnico.

Não se esqueça: a manutenção preventiva é sempre o melhor e mais seguro caminho a seguir.