Logística reversa de pneus: conheça os benefícios dessa prática para o meio ambiente

Para onde vão os pneus após a troca? Vamos te responder essa e outras perguntas ao longo do texto, já que no dia 05 de junho é Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Nacional da Reciclagem, e o assunto é conscientização. Um tema que não podia ficar de fora é a reciclagem e os benefícios que boas atitudes podem retornar a nós e ao Planeta.

 

Projetos adotam logística reversa para conter descarte incorreto de pneus

 

Reutilizar, reciclar e reduzir são palavras-chave para diminuir os impactos ambientais, tanto na geração de resíduos quanto no consumo de recursos. Os pneus são um grande exemplo disso. A boa notícia é que, aos poucos, os pneus velhos estão se transformando em solução no Brasil, e não mais um problema insolúvel.

O Reciclanip é um grande modelo de projeto que realiza a coleta e destinação de pneus inservíveis. Em 2020, foram destinados corretamente o equivalente a mais de 42 milhões de pneus de passeio. Em 2021, até o momento desta matéria, mais de 18 milhões de pneus foram descartados corretamente. O projeto teve início em 1999, com o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), e o Reciclanip foi criado em 2007 por fabricantes de pneus.

Os pneus inservíveis são coletados e destinados para empresas trituradoras. Depois desse processo, o material é reaproveitado como combustível alternativo nas indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis e a produção de asfalto-borracha. Servem como insumo em setores industriais ou como combustível para fornos.

A reciclagem de pneus é a maneira mais fácil e direta de sustentabilidade para evitar mais impactos causados ao Meio Ambiente. É simples de entender: estima-se que o tempo de decomposição dos pneus seja de 600 anos. Demorado, né?! Já imaginou os inúmeros danos que esse material pode causar ao ser descartado incorretamente? Os pneus descartados de forma errada podem contribuir para o entupimento de rios e redes de esgotos, ser um local de concentração de insetos transmissores de doenças, e se incinerados de forma errada, tornam-se agentes da poluição atmosférica. Além disso, ocupam um espaço considerável nos aterros sanitários.

Venda de veículos sobe mais de 400%

Somos um país apaixonado por carros. De acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o aumento de vendas em abril de 2021, comparado ao mesmo mês de 2020, foi de 459,4%. Um grande avanço mesmo em meio a pandemia. Da mesma forma, as vendas de pneus em março deste ano cresceram 11% com relação ao mesmo mês do ano passado, segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Ótimo para o setor! Mas precisamos também falar sobre a importância da reciclagem de pneus, como e porque fazer o descarte desse material da forma correta.

 

Então, como fazer o descarte correto de pneus?

Procure por projetos, lojas e locais que vestem a camisa da logística reversa e fazem corretamente o descarte de pneus. Somos uma empresa consciente, preocupada com o mundo em que vivemos e que queremos deixar para as futuras gerações. Fazemos o descarte correto de pneus, seguindo a Resolução 416, Art. 1° de 30 de Setembro de 2009. Nós, da Bono Pneus, estamos neste time! Conte conosco e ajude o Planeta. O futuro é agora!