Mitos e verdades sobre o ar-condicionado do carro

O ar-condicionado do carro é praticamente um item de sobrevivência nos dias quentes ou chuvosos, visto que nesses períodos circular sem o ar-condicionado ligado é um desafio. O instrumento está presente em todos os veículos automotivos desde 2010.

Apesar de ter se tornado um item comum nos nossos carros, muitas pessoas possuem receios e dúvidas sobre a sua utilização. Você faz parte do grupo que possuem algumas perguntas? Não se preocupe, separamos os mitos e verdades sobre o ar-condicionado automotivo. Veja abaixo:

Ligar o ar-condicionado aumenta o consumo do combustível do carro?

Verdade. Essa é informação mais conhecida quando o assunto é o ar-condicionado o carro. O uso do apetrecho em vias urbanas gera um aumento no consumo (10 a 20% a mais do que o normal).

Ar-condicionado gasta mais do que os vidros abertos?

Mito. Apesar dessa ideia ser bastante difundida e reproduzido por muitos, o uso do ar-condicionado em via urbana em alta velocidade irá ter um menor gasto de combustível quando comparado ao andar com as janelas abertas.

Isso ocorre porque ao circular com os vidros abertos com a velocidade superior a 80 km/h começa a interferir na aerodinâmica do veículo (visto que a entrada lateral do vento prejudica o rendimento do automóvel).

Resumidamente, caso o motorista esteja em uma velocidade mais elevada é recomendado que a janela permaneça fechada e o ar-condicionado ligado para que seja mais econômico.

Mitos e verdades sobre o ar-condicionado do carro

Ar-condicionado automotivo causa doenças respiratórias?

Mito. É comum acreditar que o ar-condicionado é responsável por desenvolver alergias e doenças respiratórias, porém o erro está na falta da manutenção adequada do item.

A falta da troca do filtro de cabide pode levar impurezas ao ambiente interno do carro, consequentemente é inalada pelos indivíduos e contribui para o surgimento de problema de saúde.

A falta da troca do filtro de cabide pode levar impurezas ao ambiente interno do carro, sendo inalada pelos indivíduos, contribuindo para o surgimento de problemas de saúde.

Por esse motivo, é muito importante fazer a manutenção correta e frequente no sistema do ar-condicionado do seu carro.

Mitos e verdades sobre o ar-condicionado do carro

É necessário ligar o ar-condicionado uma vez por semana?

Verdade. É recomendado ligar o ar-condicionado uma vez por semana, faça isso por 10 minutos. Essa atitude não deve ser esquecida, inclusive no inverno.

Essa ação ajuda a lubrificar o sistema e evitar o ressecamento do aparelho, prevenindo contra prejuízos futuros.

Devo desligar o ar-condicionado quando estiver chegando ao destino?

Verdade. Quando estiver próximo ao seu destino deve se lembrar de desligar o aparelho e deixar o carro funcionando com apenas a ventilação. Isso deve ser feito para eliminar toda e qualquer umidade da tubulação, evitando a proliferação de fungos e bactérias.

O óleo do ar-condicionado fica velho?

Verdade. É necessário ter cuidado para não confundir o óleo do ar-condicionado com o óleo do motor do carro (esse último deve ser trocado com uma determinada frequência).

O óleo odo ar-condicionado somente deve ser trocado ou completado apenas em casos de vazamentos ou quando é realizado uma manutenção especifica.

Mitos e verdades sobre o ar-condicionado do carro

Ar-condicionado prejudica a camada de ozônio?

Mito. Apesar de isso já ter sido uma verdade há muito tempo atrás, hoje isso já não faz sentido. Antigamente o gás do ar-condicionado era CFC, este era o maior vilão quando o assunto era destruição da camada de ozônio

Apesar de isso já ter sido uma verdade há muito tempo atrás, hoje isso já não faz sentido. Antigamente o gás do ar-condicionado era CFC, este era o maior vilão quando o assunto era destruição da camada de ozônio.

Atualmente, o gás utilizado é o R-134A que possui uma composição diferente, ou seja, não agride a camada de ozônio.

Em dia quentes, devo deixar os vidros um pouco abertos antes de ligar o ar-condicionado.

Verdade. Quando a temperatura está alta e o carro fica debaixo do sol, não é recomendado ligar o ar-condicionado após entrar no veículo. Uma vez que o ar vai demorar mais tempo para gelar, pois a carga de calor dentro do carro é alta.

Deste modo, o recomendado é que caso o carro esteja exposto ao sol por um longo período, deixe os vidros abertos por alguns minutos para que o calor saia do interior.

Eu preciso desligar o ar-condicionado antes de dar a partida?

Mito. Muitas pessoas acreditam que é necessário desligar o ar-condicionado e os demais componentes elétricos (por exemplo, rádio, som e farol) para preservar a bateria.

Contudo, o sistema do carro automaticamente desliga todos os elementos que podem atrapalhar na partida do veículo, por este motivo, quando você dá a partida com o som ligado, ele desliga por um momento e só volta a funcionar após a partida.

Ar-condicionado somente de fábrica?

Mito. Caso o seu carro não venha com o ar-condicionado, você pode ter esse acessório. Porém, é necessário que seja instalado um sistema idêntico aos veículos originais que já saem de fábrica com o instrumento.

Os filtros do ar-condicionado devem ser trocados com frequência?

Verdade. O filtro de cabine é responsável por impedir que as impurezas externas do carro fiquem dentro do sistema do ar-condicionado, evitando que chegam nas vias respiratórias dos usuários do veículo.

O fabricante recomenda que a limpeza do ar-condicionado seja feita a cada 6 meses. Este período pode ser diminuído quando o motorista nota os seguintes sinais: mau-cheiro ou dificuldade de manter o calor.

Bono Pneus

Está precisando trocar os filtros do ar-condicionado? Conte com a Bono Pneus, somos referência em serviços e produtos automotivos. Atualmente, possuímos mais de 60 unidades espalhadas pelo Brasil. Procure uma Bono Pneus mais próxima de você e agende uma visita.