Pane Seca – Saiba o que é e como evitar.

Se você costuma andar com o combustível sempre na reserva, é bom ficar atento as nossas dicas sobre como evitar a Pane Seca e quais as consequências ela pode trazer.

Pane seca é o que ocorre com o automóvel quando ele para de funcionar por falta de combustível. Além de poder danificar o veículo, o motorista que ficar com o carro parado e sem combustível em uma via, pode ser multado. Mas vamos falar mais sobre tudo isso no decorrer do texto, então continue por aqui.

Pane seca saiba o que e e como evitar

Causas

Geralmente a pane seca ocorre devido a distração do motorista que não abasteceu o carro, mas além disso, pode acontecer de o marcador de combustível não estar funcionando corretamente, e dessa forma o painel não emite a informação correta.

Outro fator que pode criar essa situação são problemas mecânicos que geram consumo excessivo de combustível, por isso é tão importante que o carro esteja sempre com a revisão em dia.

Pane seca saiba o que e e como evitar

Consequências

Quando acontece uma pane seca, o dano mais comum ocorre na bomba de combustível, que na maioria das vezes fica localizada no interior do tanque.

A bomba é responsável por enviar o combustível do tanque para o sistema de injeção. O combustível por sua vez é responsável por resfria-la e manter a bomba na temperatura ideal. Por esse motivo, quando o combustível acaba ela esquenta e pode acabar queimando.

Além da bomba de combustível, o sistema de injeção também pode ser danificado devido as impurezas que ficam no fundo do tanque. O dano no sistema de injeção é algo que pode ocorrer não só com a pane seca, mas com todos os veículos que circulam constantemente com o tanque na reserva.

Os danos causados por uma pane seca vão além do carro e podem atingir o seu bolso. Segundo o artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro, ter o veículo imobilizado na via por falta de combustível é infração média, o que pode gerar além da multa e pontos na carteira, a remoção do veículo.

Pane seca saiba o que e e como evitar

O que fazer caso aconteça uma pane seca?

  • Faça uso do triângulo de segurança para que outros motoristas entendam que o carro está parado devido a uma emergência, para que nenhum acidente ocorra;
  • Ligue o pisca-alerta;
  • Tente parar o carro no acostamento, ou então na faixa da direita e mantenha-se em um local seguro;
  • Acione o seguro ou solicite um reboque.

Pane seca saiba o que e e como evitar

Como evitar uma pane seca?

A resposta para essa pergunta parece óbvia: Abastecer o carro. Mas além disso, separamos algumas dicas para que as chances de ficar parado no trânsito sejam ainda menores. Confira:

  • Se a luz da reserva acender no painel, abasteça imediatamente;
  • Sempre que ligar o carro, confira o nível de combustível;
  • Mantenha o tanque abastecido com pelo menos ¼ da capacidade;
  • Tenha sempre com você o contato da seguradora do veículo.

 

Se você quer mais dicas de cuidados com o carro, não deixe de acompanhar o blog da Bono Pneus. Toda semana tem um artigo novo para você.