Pergunta e respostas sobre a troca de óleo!

Você sabe da importância em trocar o óleo do carro? 

Esse componente é o responsável por lubrificar as peças do motor, reduzindo o atrito, ferrugem e sujeira, colaborando para o aumento da vida útil do filtro de partículas e catalisadores.

Para saber o momento certo de trocar o óleo do seu carro, verifique o manual do proprietário, porém a troca vai variar de acordo com o uso. Isso porque, caso o uso seja severo, por exemplo em trânsito ou em curtas distâncias, a troca deve ser efetuada a cada 5 mil quilômetros. Caso o uso seja em marginais ou estradas, a troca pode ser realizada apenas aos 10 mil quilômetros. No entanto, deve-se estar atento também ao tempo, sendo a validade máxima para a troca de óleo de 12 meses. 

Atenção ao que vencer primeiro: quilometragem ou tempo 

Leia a matéria, tire suas dúvidas sobre a troca de óleo do motor e  previna danos maiores no seu carro! 

O filtro deve ser trocado junto com o óleo?

Sim, pois o filtro de óleo acumula impurezas. Sendo assim, caso o filtro não seja trocado, o óleo novo será contaminado por esses resíduos do filtro já utilizado, por esse motivo, troque-o sempre que trocar o óleo. O carro que roda pouco não precisa trocar o óleo? Mesmo rodando pouco, a troca de óleo precisa ocorrer a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses, o que vencer primeiro. Isso porque, ao ser retirado de sua embalagem original e ter contato com o ar, suas características originais vão sendo degradadas ao longo do tempo. Misturar óleo sintético com o mineral aumenta o desempenho? Não aumenta o desempenho e ainda, não se deve misturar óleo de especificações diferentes, pois os níveis de viscosidade e aditivação não são compatíveis.  Essa mistura, pode significar perda da eficiência, aumento do consumo de combustível e desgaste do motor. Utilize sempre óleo com a mesma especificação. 

Deve-se usar aditivo no óleo?

Não, pois os óleos de motor já constam em sua composição o aditivo necessário a cada modelo de carro. Aditivos extras, não tem sua eficácia comprovada cientificamente. 

O melhor jeito de você saber o tipo certo de óleo para o motor do seu carro é dar uma olhada no manual do veículo, onde contém a frequência ideal e qual o tipo de óleo você deve utilizar. Ou então, conte com o auxílio de um profissional capacitado na Bono Pneus! 

Encontre a loja mais próxima!