Que os pneus são indispensáveis, isso todos nós sabemos, afinal são eles que sustentam o carro. O que nem todos sabem é que eles são considerados itens de segurança do veículo, a falta de cuidados com os pneus pode trazer riscos e influenciar até mesmo no consumo de combustível.

As boas práticas influenciam também na sua segurança e na economia de combustível.

É possível que os pneus cheguem a 60.000 km com um bom estado de conservação e saudáveis, assim como em alguns casos com 30.000 ou 40.000 km já esteja na hora de realizar a troca.

Com certeza a maioria das pessoas querem que este item dure o máximo de tempo possível, mas é importante deixar claro que os cuidados com os pneus e o comportamento do motorista no volante são fatores cruciais para que isso aconteça.

Para te ajudar com isso, selecionamos 5 dicas que podem ajudar o seu pneu durar mais tempo, confira:

  1. Faça a calibragem dos pneus periodicamente

faça a calibragem dos pneus periodicamente
Calibragem dos pneus.

Crie o hábito de sempre verificar a pressão dos pneus, o recomendado é realizar a calibragem uma vez por semana. A falta de pressão faz com que o pneu se desgaste mais rapidamente, reduzindo sua vida útil em até 25%. Outro problema causado por pneus murchos é o consumo de combustível, que tende a aumentar em até 2%.

  1. Alinhamento e Balanceamento precisam estar em dia

Alinhamento e balanceamento precisam estar em dia
Alinhamento e balanceamento.

O alinhamento ajusta a posição das rodas na suspensão, o que evita o desgaste dos pneus, melhora a maneira de dirigir e consequentemente reduz o consumo de combustível.

Já o balanceamento serve para equilibrar a estática e a dinâmica do conjunto roda/pneu, aumentando sua vida útil e garantindo mais segurança.

Realizar o alinhamento e o balanceamento do veículo é essencial para que os pneus e os componentes da suspensão tenham maior vida útil.

A Bono Pneus conta com profissionais qualificados para realizar esses serviços, encontre a loja mais próxima de você.

  1. Respeite a capacidade máxima de carga do veículo

respeite a capacidade máxima de carga do veiculo
Respeite a capacidade máxima.

Verifique a carga máxima do seu veículo no manual do proprietário ou na lateral do pneu, para que o excesso de carga não o sobrecarregue. Há o risco de fadiga ou quebra de componentes mecânicos, principalmente nos freios, suspensão e pneus.

Além de não colocar o veículo em risco ao exceder a capacidade de carga, você também evita multas.

  1. Realize o Rodízio dos pneus periodicamente ou de acordo com as recomendações do fabricante

realize o rodizio dos pneus periodicamente ou de acordo com as recomendações do fabricante
Realize o rodizio periodicamente.

O rodízio é necessário para aumentar a durabilidade dos pneus, ajudando a manter seu desgaste regular. A recomendação da maioria dos fabricantes é que o rodízio seja feito entre 5 mil a 10 mil km rodados.

Na Bono Pneus você pode solicitar um orçamento pelo site, basta selecionar o serviço desejado e preencher nosso formulário clicando aqui.

  1. Tenha cuidado ao dirigir

Tenha cuidado ao dirigir
Tenha cuidado ao dirigir.

A forma como o motorista conduz o veículo pode ser um fator prejudicial para a durabilidade desse item.

Freadas e aceleradas bruscas, parar com o pneu esterçado contra a guia e raspar a banda lateral na sarjeta, são algumas das atitudes que prejudicam o tempo de vida útil de um pneu. Procure sempre respeitar os limites estabelecidos e dirigir com atenção, sem distrações.

Se você gostou dessas dicas sobre como fazer o pneu durar mais, deixe seu comentário e siga a Bono Pneus nas redes sociais.
Facebook e Instagram e Youtube.