Revisão de Férias: Saiba tudo que precisa ser verificado antes de viajar

A revisão de férias deve fazer parte do planejamento de todos que vão viajar de carro para curtir alguns dias de descanso.

Se pegar a estrada está nos seus planos, então é muito importante que você leve seu carro para realizar uma revisão de férias. Esse check-up é essencial para sua segurança e também para evitar problemas durante a viagem.

Não deixe a revisão de férias para a última hora

É imprescindível que a revisão de férias esteja entre as primeiras coisas a serem feitas antes de viajar. Caso seja necessário trocar alguma peça do veículo, pode acontecer de atrasar ou demandar um tempo para providenciá-la. Portanto, não deixe para a última hora.

Preparamos uma lista para que você saiba quais são os itens que devem ser checados antes de pegar a estrada. Confira!

revisao-de-ferias-saiba-tudo-que-precisa-ser-verificado-antes-de-viajar07

Pneus

É importante lembrarmos que durante a viagem, os pneus ficam expostos a altas temperaturas, além de rodarmos em velocidades mais altas.

Na revisão de férias devemos checar as condições dos pneus, sem esquecer do estepe. Devemos observar se há bolhas, se a banda de rodagem está em bom estado e a profundidade dos sulcos.

Fique atento a quantidade de bagagem para que a mesma não ultrapasse o limite estabelecido e isso não comprometa os pneus.

Antes de pegar a rodovia, não se esqueça de calibrar os pneus e o estepe.

revisão de férias alinhamento e balanceamento

Alinhamento e Balanceamento

O carro pode precisar de alinhamento e balanceamento mesmo fora das revisões programadas e sem ocorrer a troca do pneu. Por isso também é importante checá-los durante a revisão de férias, isso garantirá maior segurança ao veículo.

Freios

Os freios merecem destaque na lista de revisão, até mesmo porque o comportamento do carro na estrada é diferente do da cidade. Isso quer dizer que antes de viajar, vale revisar todo o sistema e realizar a troca de componentes, caso necessário.

Fluidos

Devemos verificar o nível, a validade dos fluidos, bem como as condições dos filtros.

Quando a revisão de férias é feita na oficina e por profissionais especializados, é possível detectar se há vazamentos, como por exemplo, no líquido de arrefecimento e no óleo do motor.

Se o prazo de troca estiver próximo, não deixe de realizar a substituição antes de sair de férias.

revisao-de-ferias-saiba-tudo-que-precisa-ser-verificado-antes-de-viajar

Sistema Elétrico

Verificar se as lanternas, setas, pisca alerta, luz de ré e faróis estão funcionando é extremamente importante, por se tratar de sinalização, qualquer falha pode comprometer a sua segurança.

Limpadores de para-brisa e desembaçadores

Imagina pegar uma chuva forte na estrada e os limpadores de para-brisa e desembaçadores não estarem em boas condições de uso? Pois é, se as palhetas estiverem ressecadas, o escoamento da água não será feito de forma adequada e isso poderá prejudicar a visibilidade do motorista.

Além disso, verifique o nível do reservatório de água e limpe bem os vidros para que a sujeira não reflita a luz e nem atrapalhe a visão durante a condução.

revisao-de-ferias-saiba-tudo-que-precisa-ser-verificado-antes-de-viajar

Equipamento de Segurança

Como esses equipamentos raramente são utilizados, muitas vezes nos esquecemos deles. Cheque se o triângulo, o macaco e a chave de rodas estão em bom estado.

Planeje a revisão de férias com antecedência e curta os dias de folga sem preocupação. A Bono Pneus conta com profissionais especializados para te ajudar, encontre a loja mais próxima de você.