Superaquecimento do Motor: Saiba como evitar e como agir.

O Superaquecimento pode ser evitado, mas caso aconteça, saiba como agir.

Para falarmos sobre o superaquecimento do motor, antes precisamos esclarecer como o sistema de arrefecimento do veículo funciona. Os componentes deste sistema trabalham em conjunto para que o motor opere na temperatura ideal.

O sistema de arrefecimento é formado pelo radiador, reservatório, bomba d’água e válvula. Qualquer problema neste sistema, pode levar ao superaquecimento do motor, mas falaremos mais detalhadamente sobre isso, no decorrer do texto.

O que é superaquecimento

O superaquecimento ocorre quando a temperatura do motor é elevada a um nível para o qual ele não foi projetado suportar.

Quando o superaquecimento do motor ocorre, outras peças do automóvel também podem ser prejudicadas e o prejuízo para o motorista, extremamente alto.

Para que este problema não danifique o carro de forma grave, é necessário que ficar atento aos sinais.

Superaquecimento do Motor: Saiba como evitar e como agir

Sinais de Superaquecimento

Quanto antes os sinais forem detectados, mais rápido você pode tomar uma providência para solucionar o problema. Dessa forma você poupa seu bolso e seu carro de danos ainda maiores.

A presença de vapor ou fumaça vindo diretamente do capô, a luz acesa no painel e o ar do ar-condicionado quente, pode significar que o automóvel está superaquecido. A recomendação é que você procure por um mecânico o mais rápido possível.

Causas do Superaquecimento

Vários fatores podem levar o motor a superaquecer. Listamos as principais causas deste problema, confira:

  • Baixo nível do líquido de arrefecimento
  • Problemas na correia dentada ou ventoinha
  • Defeito na bomba d’água e válvula termostática
  • Baixo nível de óleo no motor
  • Vazamentos na mangueira e no radiador do automóvel
  • Falha no sistema de ignição

Superaquecimento do Motor: Saiba como evitar e como agir

Como evitar que o superaquecimento aconteça?

Alguns cuidados simples podem evitar que o superaquecimento aconteça.

  • Verifique periodicamente o líquido de arrefecimento e complete sempre que for necessário de acordo com as recomendações do manual do proprietário;
  • Faça regularmente a manutenção preventiva e;
  • Inspecione a bomba d’água.

Caso o superaquecimento ocorra, saiba o que fazer.

A primeira coisa a se fazer é parar o carro e esperar cerca de 40 minutos até que ele esfrie. Jamais abra o radiador enquanto o carro estiver quente, a temperatura é extremamente alta e pode causar graves queimaduras.

Depois que a temperatura abaixar, faça o seguinte:

  • Verifique o nível de água no radiador. Se ele estiver vazio, complete com água limpa e pare na oficina mais próxima para realizar os procedimentos corretos. Siga prestando atenção na temperatura através do painel do veículo.
  • Se você tentou colocar água, mas a mesma vazou, não insista e nem tente andar com o carro, caso contrário o dano poderá ser maior. Neste caso, acione o seguro ou peça a ajude de um profissional.

 

Esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre o superaquecimento do motor, suas causas e consequências. Lembre-se que semanalmente postamos dicas para que você possa cuidar melhor do seu carro, portanto não deixe de acessar nosso blog.