Trocar a válvula quando for trocar o pneu – É realmente necessário?

 Trocar a válvula é tão importante quanto trocar o pneu, em más condições, ela pode comprometer a segurança do veículo, mesmo com pneus novos.

Todo o conjunto roda-pneu deve ser checado no momento da troca dos pneus e um dos itens mais negligenciados é a válvula (também conhecida como bico).

Ao contrário do que muitos pensam, as válvulas se desgastam com o tempo e por se tratar de um equipamento de segurança, precisam de muita atenção.

Vamos abordar a importância deste item, os problemas que podem ocorrer caso a troca não seja realizada e quando a troca deve ocorrer. Continue por aqui!

Por que você deve trocar as válvulas e qual a importância deste item

Não são só os pneus que se desgastam com o tempo, as válvulas são submetidas a uma pressão equivalente a mais de 60 vezes o seu peso, devido a ação da força centrifuga.

Por fim essa força causa fadiga na válvula do pneu, podendo causar trincos no componente. Além disso, ela resseca com o tempo, se deteriora e perde seu poder de estanqueidade.

Por esses motivos é tão importante sempre checar as condições que a válvula se encontra e realizar a troca.

Trocar a válvula quando for trocar o pneu – É realmente necessário?

O que acontece se as válvulas não forem trocadas

Quando a válvula apresenta algum defeito, pode acontecer a rápida e súbita perda de pressão, ou então o ar do pneu vai vazando aos poucos. Em ambos os casos a segurança do veículo e dos passageiros ficam comprometidas.

A performance do pneu e a dirigibilidade também são afetadas, gerando aumento no consumo de combustível e diminuindo a vida útil dos pneus, resultando em gastos para o motorista.

Quando realizar a troca das válvulas

A recomendação é que as válvulas sejam substituídas sempre que pneus novos forem montados, ou desmontados para conserto cuja válvula esteja em uso há muito tempo e apresentado avarias.

Todo fabricante de pneus condiciona a garantia a uma correta manutenção feita no ato da montagem dos pneus. Além do balanceamento e alinhamento, os bicos também devem ser trocados, garantindo assim a durabilidade e características dos pneus.

Válvulas que foram desmontadas não devem ser reaproveitadas e jamais utilize válvulas de procedência duvidosa.

E você? Se lembra de trocar as válvulas quando troca os pneus? A Bono Pneus conta com profissionais especializados e equipamentos modernos para esse tipo de manutenção. Não comprometa a sua segurança e nem a vida útil dos pneus por querer economizar. Portanto, lembre-se da importância da válvula e dos riscos que você corre ao negligenciá-la.

A Bono Pneus comunica ao seus clientes que nenhuma de nossas lojas realiza venda de pneus online, portanto qualquer atividade de venda online com o nome Bono Pneus não pertence a nossa marca. Fique atento para não cair em nenhum golpe.