Conheça essa modalidade incrível que é nossa paixão
Somos apaixonados por carros. Tão apaixonados que temos a nossa própria equipe de drift aqui no Brasil. Mas o que seria uma equipe de drift? Bom, para começar, vamos explicar o que é drift, a história e, na sequência, como funciona um campeonato da modalidade.
O que é Drift?
Drift ou Drifiting é uma técnica de direção de carros que consiste em deslizar nas curvas escapando de traseira, girando o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre em direção oposta a curva, assim controlando o nível de derrapagem e fazendo o carro literalmente andar de lado.A princípio, essa modalidade nasceu no Japão em meados de 1970 no “All Japan Touring Car Championship Races”, quando o lendário piloto Kunimitsu Takahashi ficou famoso batendo seu “apex” (ponto onde o carro está mais perto da curva) em alta velocidade e derrapando o carro, saindo da curva mais rápido que o normal. Com esse feito, ele começou a ganhar uma legião de fãs que deu início ao drift japonês.Um corredor de rua chamado Keiichi Tsuchiya viu essa técnica e ficou muito interessado no drift de Takahashi. Ele começou a praticar suas técnicas nas montanhas do Japão e, rapidamente, sua reputação explodiu por todo o Japão.Posteriormente, em 1987, uma revista muito popular de tunning e carros, concordou em produzir um vídeo sobre as habilidades de Tsuchiya fazendo drift. O vídeo é conhecido até hoje como “Pluspy” (disponível no YouTube) e se tornou um hit que inspirou milhares de corredores profissionais de drift que correm nos circuitos atualmente. Em 1988 o diretor chefe da Option Magazine Daijiro Inada ajudou a organizar o primeiro torneio especializado em drift.
No Brasil
No Brasil, o drift chegou somente em meados de 2006, mas a sua popularização realmente aconteceu em 2011 com o primeiro evento mensal promovido pela equipe Drift BR, na cidade de Itu, no interior de São Paulo.Com muito orgulho, nós temos a nossa própria equipe que participa do Ultimate Drift, atual campeonato brasileiro, e marcamos presença em todos os eventos desde o seu início. Também participamos do Super Drift Brasil desde 2016.Quem veste o nosso macacão representando as cores vermelho e amarelo é o nosso piloto André Bueno; ele teve a sua primeira experiência no drift bem cedo, aos 12 anos, ao lado do piloto Amly Ohara em um Nissan 240sx 2jz em Itu.O seu primeiro carro para começar a praticar drift foi um Subaru Legacy com motor 2jz de um Toyota Supra, carro que o levou a participar das competições no Super Drift Brasil em 2016. Atualmente, ele pilota um Nissan 350z com motor V8.
Regras em uma competição
Primeiramente, de uma maneira bem simples, vamos te explicar como funcionam as regras do esporte. Os critérios de julgamento são linha, ângulo e estilo. A linha correta que deve ser feita pelo piloto é definida pelos juízes que marcam os pontos do traçado onde o carro deve aproximar a frente e onde deve passar com a traseira – são os chamados clip points.Quanto mais próximo o piloto passar desse ponto, geralmente marcados com cones, melhor a sua pontuação. Lembrando que não é permitido atropelar o clip point.A competição começa com a volta de qualificação, quando cada piloto tem suas respectivas chances para mostrar sua melhor performance na pista, combinando velocidade e ângulo com o objetivo de criar a linha perfeita. Aqui, é preciso usar o mínimo possível do freio de mão e fazer o máximo de fumaça que conseguir.Posteriormente, dadas as notas da qualificação, são montadas as chaves de batalhas. Os pilotos se enfrentam de 2 em 2, e são avaliados enquanto desempenham os papéis de líder e de perseguidor. Drift não é só corrida e nem só manobra. Drift é a categoria do automobilismo em que, quem ganha, é quem domina a arte de pilotar!Conclusão: a intenção da prova é conhecer o piloto que tem maior controle, capaz de fazer a combinação perfeita entre velocidade e ângulo para cumprir o traçado enquanto usa todo o seu estilo para fazer o seu show. O drift é fascinante, não é mesmo?! Gostou do nosso conteúdo?Compartilhe com os amigos que ainda não conhecem o esporte da derrapagem!