Você sabe o que é Drift?

Conheça essa modalidade incrível que é nossa paixão

 

Somos apaixonados por carros. Tão apaixonados que temos a nossa própria equipe de drift aqui no Brasil. Mas o que seria uma equipe de drift? Bom, para começar, vamos explicar o que é drift, a história e, na sequência, como funciona um campeonato da modalidade.

 

O que é Drift?

 

Drift ou Drifiting é uma técnica de direção de carros que consiste em deslizar nas curvas escapando de traseira, girando o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre em direção oposta a curva, assim controlando o nível de derrapagem e fazendo o carro literalmente andar de lado.

A princípio, essa modalidade nasceu no Japão em meados de 1970 no “All Japan Touring Car Championship Races”, quando o lendário piloto Kunimitsu Takahashi ficou famoso batendo seu “apex” (ponto onde o carro está mais perto da curva) em alta velocidade e derrapando o carro, saindo da curva mais rápido que o normal. Com esse feito, ele começou a ganhar uma legião de fãs que deu início ao drift japonês.

Um corredor de rua chamado Keiichi Tsuchiya viu essa técnica e ficou muito interessado no drift de Takahashi. Ele começou a praticar suas técnicas nas montanhas do Japão e, rapidamente, sua reputação explodiu por todo o Japão.

Posteriormente, em 1987, uma revista muito popular de tunning e carros, concordou em produzir um vídeo sobre as habilidades de Tsuchiya fazendo drift. O vídeo é conhecido até hoje como “Pluspy” (disponível no YouTube) e se tornou um hit que inspirou milhares de corredores profissionais de drift que correm nos circuitos atualmente. Em 1988 o diretor chefe da Option Magazine Daijiro Inada ajudou a organizar o primeiro torneio especializado em drift.

você sabe o que e drift

No Brasil

 

No Brasil, o drift chegou somente em meados de 2006, mas a sua popularização realmente aconteceu em 2011 com o primeiro evento mensal promovido pela equipe Drift BR, na cidade de Itu, no interior de São Paulo.

Com muito orgulho, nós temos a nossa própria equipe que participa do Ultimate Drift, atual campeonato brasileiro, e marcamos presença em todos os eventos desde o seu início. Também participamos do Super Drift Brasil desde 2016.

Quem veste o nosso macacão representando as cores vermelho e amarelo é o nosso piloto André Bueno; ele teve a sua primeira experiência no drift bem cedo, aos 12 anos, ao lado do piloto Amly Ohara em um Nissan 240sx 2jz em Itu.

O seu primeiro carro para começar a praticar drift foi um Subaru Legacy com motor 2jz de um Toyota Supra, carro que o levou a participar das competições no Super Drift Brasil em 2016. Atualmente, ele pilota um Nissan 350z com motor V8.

você sabe o que e drift

Regras em uma competição

 

Primeiramente, de uma maneira bem simples, vamos te explicar como funcionam as regras do esporte. Os critérios de julgamento são linha, ângulo e estilo. A linha correta que deve ser feita pelo piloto é definida pelos juízes que marcam os pontos do traçado onde o carro deve aproximar a frente e onde deve passar com a traseira – são os chamados clip points.

Quanto mais próximo o piloto passar desse ponto, geralmente marcados com cones, melhor a sua pontuação. Lembrando que não é permitido atropelar o clip point.

A competição começa com a volta de qualificação, quando cada piloto tem suas respectivas chances para mostrar sua melhor performance na pista, combinando velocidade e ângulo com o objetivo de criar a linha perfeita. Aqui, é preciso usar o mínimo possível do freio de mão e fazer o máximo de fumaça que conseguir.

Posteriormente, dadas as notas da qualificação, são montadas as chaves de batalhas. Os pilotos se enfrentam de 2 em 2, e são avaliados enquanto desempenham os papéis de líder e de perseguidor. Drift não é só corrida e nem só manobra. Drift é a categoria do automobilismo em que, quem ganha, é quem domina a arte de pilotar!

Conclusão: a intenção da prova é conhecer o piloto que tem maior controle, capaz de fazer a combinação perfeita entre velocidade e ângulo para cumprir o traçado enquanto usa todo o seu estilo para fazer o seu show. O drift é fascinante, não é mesmo?!

 

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe com os amigos que ainda não conhecem o esporte da derrapagem!