Você precisa sair e o carro não liga? Esses imprevistos acontecem, mas saiba o que pode ter acontecido e quais cuidados tomar.

Poucos imprevistos são tão ruins como quando você da partida e o carro não liga. Não contamos com esses momentos desagradáveis, mas por diversos motivos, infelizmente eles acontecem.

Para te ajudar com esse tipo de problema, é importante contar com um profissional especializado, mas nada te impede de saber quais motivos podem levar seu carro a não ligar. Confira a lista que preparamos explicando cada uma das situações, dessa forma você conseguirá resolver o imprevisto com mais agilidade.

O carro não liga. O que pode ser?

Bateria Descarregada

Um dos diagnósticos mais comuns quando o carro não liga é a bateria descarregada.

Mesmo quando o carro fica parado na garagem, os equipamentos do veículo continuam a consumir a carga da bateria, sendo necessário ligar o carro para recarregá-la de tempos em tempos ou desconectá-la caso planeje deixar o carro na garagem por mais de duas semanas.

Outros cuidados como não dar partida com o rádio, faróis e ar-condicionado ligados, ajudam a conservar esse componente. Confira no nosso post sobre bateria o que pode causar problemas neste item.

Se o painel do carro não acende, o rádio não funciona e até mesmo as palhetas do para-brisa estiverem enfraquecidas, provavelmente o problema está na bateria.

O carro não liga. O que pode ser?

Falta de Combustível

A falta de combustível pode se dar não só pela falta de atenção, mas também por algum defeito no medidor. De qualquer forma, isso pode fazer com que o carro não ligue.

A verificação deve ser feita por um profissional, a menos que você tenha certeza que esqueceu de abastecer.

Problema na bomba ou Filtro de Combustível

A bomba de combustível é quem interliga a parte elétrica, transmissão e filtro. Se o carro não liga, pode ser que um desses componentes esteja com problema.

O carro não liga. O que pode ser?

Sistema de ignição com problema

Se o carro não liga porque você não consegue girar a chave, é provável que o problema seja na leitura. Para saber se o defeito está na chave ou no leitor da ignição, faça um teste e tente ligar o carro com a chave reserva.

Se nenhuma das chaves girar, é sinal de que o problema está no leitor de ignição.

Outra coisa a se fazer é tentar mover o volante para os dois lados ao ligar o automóvel.

Além da chave, o problema pode estar na vela, que tem como função gerar a centelha (faísca) que inflama a mistura de ar e combustível dentro da câmara de combustão, impulsionando os pistões e conferindo movimento ao motor.

Esse sistema pode apresentar outros sinais de que está com problemas, como por exemplo: falhas na aceleração e na retomada, perda de potência e aumento do consumo.

O carro não liga. O que pode ser?

Defeito no Sistema de Alarme

Se instalado incorretamente o sistema de alarmes pode causar danos a memoria do módulo de injeção e acabar interrompendo sua alimentação, com isso o carro não liga.

Se você instalou alarmes recentemente, vale a pena verificar.

O carro não liga. O que pode ser?

Falha no reconhecimento de combustível no carro flex

Se você passou um longo período abastecendo só com gasolina, por exemplo, e resolveu encher o tanque com álcool, pode ocorrer um problema no reconhecimento.

Se o carro não liga ao tentar dar partida, o sistema de injeção eletrônica pode não estar reconhecendo o novo combustível. Nesse caso, é preciso que um especialista munido de um aparelho scanner dê um reset no chip.

Sempre que você optar por trocar de combustível, rode pelo menos uns 10 minutos antes de guardar o carro. Esse é o tempo necessário para que o sistema reconheça a troca.

 

Esses são alguns dos problemas mais comuns que podem ser considerados quando o carro não liga. Lembre-se que para evitar esse tipo de imprevisto é importante manter o carro sempre revisado e fazer as devidas manutenções quando necessário.