Pneu descalibrado, piora o consumo?

Já calibrou o pneu do seu carro hoje? Aposto que não né? Mas não se culpe por isso, porque infelizmente você faz parte dos mais de 80% dos motoristas brasileiros que só lembrar de calibrar os pneus quando estão realmente murchos, e isso é um péssimo hábito e afeta diretamente o seu bolso, mas principalmente a sua segurança. Mas hoje, vamos abordar como andar como o pneu descalibrado afeta o consumo de combustível do seu carro.

 

Mas antes de falar como o pneu descalibrado piora o consumo,  vamos entender porque ele acaba descalibrando.

A perda de pressão pode acontecer por diversos fatores, pequenos furos, uma válvula defeituosa (ou sem tampa); e a avariação pode ocorrer até mesmo através da porosidade da borracha, que é algo que acontece naturalmente mesmo que que o pneu ainda esteja em perfeitas condições. Por isso é fundamental que você fique sempre atento na calibragem, para que possa identificar o mais rápido possível qualquer tipo de problema no pneu.

E é de extrema importância entender que a pressão errada nos pneus é sinônimo de insegurança. Com os pneus descalibrados o seu carro fica suscetível a serias questões de segurança, como mais facilidade em aquaplanar, folga na direção, problemas de performance na frenagem, instabilidade nas curvas; sem mencionar a questão de sofrer maiores pancadas e isso afetar diretamente o sistema de suspensão.

Por isso é recomendado no mínimo uma vez a cada 15 dias ou antes de pegar a estrada, e principalmente em viagens mais longas calibrar os pneus, e também verificar no manual do proprietário qual a calibragem correta para os pneus traseiros para quando o carro estiver carregado.

 

Mas é as questões de consumo?

Infelizmente sim, andar com o pneu descalibrado piora o consumo de combustível

Em um teste feito recentemente com um carro popular, um veiculo com os pneus calibrados corretamente conforme orientação do fabricante (32lbs),  percorreu  uma distância de cerca de 15 km de distância a uma velocidade de cruzeiro de 80km por hora com o tanque completo, sem realizar nenhuma parada em semáforos ou para passar em lombadas, teve um consumo de 12.5 km/l

E percorrendo os mesmos 15kms no mesmo trajeto e na mesma velocidade, porém com o pneu em calibragem 50% abaixo do recomendado (16lbs), teve um consumo de 11.2km/l

Ou seja: Um consumo de 10.5% a mais com os pneus descalibrados. Isso mantendo uma velocidade constante, sem paradas.

Agora imagina você que vai trabalhar com os pneus calibrados, e para em semáforos, lombadas, como seria 10.5% a mais no consumo de combustível do seu carro? seria algo que iria fazer diferença no seu bolso ou não?

 

Creio que não importa a classe social ou o carro que você tem, falou em economia de combustível todo mundo fica atento, principalmente com o álcool e a gasolina no preço que estão hoje.

Por isso, seria interessante criar o habito de sempre ficar atento na questão da calibragem, observar o que esta acontecendo com os pneus do carro. Por se você pensasse que os pneus do seu veiculo, são como os calçados que você utiliza nos seus pés, e quer deixar eles sempre confortáveis para que você não sofra nenhum dano, fique atento com o pneu do seu carro, porque a sua segurança está em jogo, e o seu suado dinheiro também está.